Professores municipais iniciam curso de formação do PNAIC 2018

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, realizou na manhã de quinta-feira, 19, a abertura do 1º Encontro de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC 2018. O evento aconteceu de forma simultânea com a presença dos professores da educação infantil, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, e para coordenadores e gestores do Programa Novo Mais Educação, no auditório da Escola Municipal de Informática.

A palestra, vídeos e informações sobre o cadastramento no ambiente virtual aconteceu durante todo o dia, a programação retorna em sua segunda etapa nos dias 03 e 04 de maio. Hoje, dia 20, os alfabetizadores e professores do ciclo da alfabetização estiveram reunidos na Escola Santa Luzia, também para discutir o planejamento e acompanhamento dos alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.

O encontro é dirigido a 3 grupos diferenciados: Formadores Locais, Coordenadores Pedagógicos e Professores da Educação Infantil; Ensino Fundamental, Articuladores e Mediadores do Programa Novo Mais Educação; e Gestores Escolares. A diretora pedagógica, Aldeci Moreira acompanhou a abertura das formações, convocando os professores a participarem da capacitação sobre o sistema oferecido pelo PNAIC, fortalecendo a rede de ensino e ampliando a articulação da educação municipal.

“Nosso principal objetivo é manter esse ambiente de ensino e aprendizagem cada vez mais fortalecido. Desde que aderimos ao PNAIC, temos percebido os resultados obtidos a cada ano. Nossos alunos avançaram muito principalmente na questão da proficiência e domínio das disciplinas”, disse a diretora Aldeci.

Neste ano, o PNAIC surgiu com algumas novidades, a inserção da Educação Infantil e do Programa Novo Mais Educação. A coordenadora da educação infantil, Luanna Batista, apontou como essencial o envolvimento dos professores e tutores da Educação Infantil, para que possam desenvolver com qualidade, o trabalho com a linguagem oral e escrita, em creches e pré-escolas.

Os coordenadores e gestores escolares receberam informações sobre as funções, acompanhamento no ambiente virtual, utilização da plataforma Sismec Sispacto, interatividade na sala de aula e o compromisso que deve ser contínuo. A coordenadora Olivia Sampaio fez o acompanhamento dos educadores, apresentando o planejamento e monitoramento das atividades dentro do ambiente escolar.

O que é PNAIC

O PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental. O programa tem como principal objetivo o alcance do direito da criança a ler com fluidez e dominar a matemática, competências recomendáveis ao final do Ciclo de Alfabetização.

Com o grande desafio de garantir o direito à alfabetização plena a todas as crianças até os 8 anos de idade, o Pacto tem orientado pedagogicamente os educadores para o cumprimento da meta. Nos anos anteriores, o programa contemplava apenas o 1° ciclo, contudo, nessa edição foram inseridos o Novo Mais Educação e a Educação Infantil (pré-escola).