Prefeitura e moradores do Povoado do Cantinho se reúnem para discutir os últimos detalhes antes dos festejos do Senhor do Aflitos

O povoado do Cantinho do Senhor dos Aflitos já está em clima de preparativos finais para a realização da tradicional romaria do Cantinho do Senhor dos Aflitos, no 02 de julho. As equipes de infraestrutura, limpeza, capina, montagem das estruturas de barracas, iluminação e segurança, já estão trabalhando a todo vapor, para deixar a comunidade pronta para receber os milhares de romeiros, que vão a pé, de excursões, carro e ônibus até o Santuário pagar promessas ou agradecer as graças alcançadas pela fé no Senhor dos Aflitos.

Nesse ritmo de preparação, agentes da administração municipal reuniram hoje pela manhã, 29, os proprietários de comércio e moradores do povoado, para dialogar com todos os representantes das secretarias que estarão auxiliando durante todo o dia de festejo. Participaram da reunião a chefe de gabinete Marileide Carvalho, o subsecretário de agricultura Rider Castro, o comandante da guarda municipal Gilmar Rodrigues, o diretor da Cootrans Cristiano Rans, a assessora jurídica Caroline Cruz, o diretor da Vigilância Sanitária Canuto Ayres, equipe da infraestrutura, o reitor do Santuário Senhor dos Aflitos, Padre Verneson Francisco e fiscais.

A diretora Mirtes Lima falou da importância dos festejos, o turismo religioso e a movimentação de turistas, apontando para necessidade de um bom receptivo turístico, que proporcione segurança na informação e apoio aos turistas, romeiros e visitantes. “Precisamos construir uma forma atrativa de chamar os turistas para o povoado, mesmo fora da época de festejo”, explicou Mirtes.

Durante a reunião, também foram abordados assuntos como cuidados com higiene nos estabelecimentos comerciais, a proibição da venda de bebidas alcóolicas das 00h até as 18h do dia 02 de julho, as medidas de segurança, trânsito, movimentação comercial e infraestrutura.

Festa do Peixe vem aí
Os moradores também comemoraram a divulgação que a Prefeitura de Barreiras estará em breve realizando a Festa do Peixe no povoado de Cantinho. O subsecretário de agricultura Rider Castro e a diretora Mirtes Lima comunicaram que nos próximos dias começarão as capacitações em parceria com o SENAC, e logo após, o término do festejos e romaria, será definido com todos os moradores, a data do evento que trará como atrativo a gastronomia com pratos à base de peixe.

“ O prefeito Zito Barbosa confirmou nessa manhã que estaremos realizando a Festa do Peixe no povoado de Cantinho, com toda estrutura para receber visitantes e atrações. O foco é movimentar todas as áreas, a exemplo dos pequenos produtores, piscicultores e comerciantes. Na próxima semana, já estaremos definindo com toda comunidade a data e o formato da festa”, afirmou o subsecretário Rider Castro.