Prefeitura decreta lei seca durante festejos religiosos no povoado do Cantinho do Senhor dos Aflitos

Com o objetivo de garantir a segurança dos participantes dos festejos do Cantinho do Senhor dos Aflitos, a Prefeitura de Barreiras atendeu ao pedido da Reitoria do Santuário e decretou oficialmente a suspensão da comercialização de bebidas alcoólicas no povoado e imediações das 00:00 às 19:00 horas, de 2 de julho.

O Decreto nº 159, de 27 de junho de 2017, estabelece sanções administrativas, multa, suspensão do alvará de funcionamento e apreensão das bebidas alcoólicas. A multa será fixada em no mínimo 500,00 reais, máximo 2.000,00 reais para cada infração cometida, sendo aplicada em dobro para o caso de reincidência.

“Trabalharemos com o apoio da Polícia Militar, Policia Rodoviária Federal, Cootrans e Guarda Municipal para prevenir acidentes de trânsito ou ocorrências em face da mistura de álcool e direção, estamos cumprindo nosso dever de zelar pela integridade física dos romeiros do Senhor dos Aflitos e todos que visitam o povoado nesta data, contribuindo para que o evento transcorra em paz”. Disse o prefeito Zito Barbosa.

Para o Reitor do Santuário do Senhor dos Aflitos Padre Verneson Francisco, a decisão da prefeitura contribui significativamente para que os festejos transcorram com tranquilidade, afastando assim os riscos decorrentes da ingestão de bebidas alcoólicas por pessoas estranhas as romarias, que ocorriam nas festas anteriores e, contribuíam desta forma para a ocorrência de acidentes.

O principal grupo de romeiros se deslocam a pé cerca de 19 km, saindo da Matriz São João Batista às 00:00 do dia 02 de julho, até chegar ao povoado do Cantinho do Senhor dos Aflitos, quando participam da primeira missa às 05:00 horas.

No dia 01, a prefeitura irá inaugurar a urbanização do povoado, que recebeu asfalto, bloquetes, meios-fios, sarjeta e nova iluminação. Na ocasião, a população conhecerá o projeto da praça que será construída nos próximos meses, deixando o povoado ainda mais aconchegante.