Prefeitura de Barreiras volta a ofertar Exames de Mamografias na Unidade de Saúde Leonídia Ayres

A realização dos exames de mamografia voltou a ser feito na Unidade de Saúde Leonídia Ayres. A mamografia é um exame de imagem, podendo ser compreendida como um Raio X das mamas, um procedimento para detecção precoce do câncer de mama. Por dia, são realizados cerca de 30 atendimentos.

Conforme o Secretário Municipal de Saúde a realização desse exame é fundamental para a saúde da mulher e a prevenção do câncer. “comprovadamente, a mamografia ajuda a salvar vidas. Para efetivar o atendimento e prevenir o câncer de mama, as mulheres precisam procurar uma unidade de saúde mais próxima para o exame clínico e o encaminhamento para a realização da mamografia. A Prefeitura de Barreiras através da Secretária de Saúde está realizando esses exames de forma rápida e eficaz”, disse Tiê Aráujo.

De acordo com as Técnicas de Radiologia, Samanta Batista e Jossivânia de Araújo, a mulher a partir dos 45 anos de idade, deve realizar o primeiro exame de mama, mas, quando houver histórico familiar, o ideal a realizar esse exame é aos 35 anos.

“A paciente deve procurar uma unidade de saúde no nosso município munida de documentos pessoais e solicitar a realização desse exame, aqui no Leonídia Ayres, fazemos a triagem em seguida a mamografia. Se nesse momento da realização do exame, percebermos que há alteração, a paciente é encaminhada diretamente para o Hospital da Mulher onde será realizado o tratamento com o mastologista. Em Barreiras são feito as pequenas cirurgias, como os nódulos benignos, os casos mais graves são encaminhados para Salvador”, esclareceram as técnicas.

Para a realização desse exame, a paciente é posicionada em pé, próximo ao equipamento. As mamas serão, uma a uma, comprimidas pelo mamógrafo, horizontal e verticalmente. Embora seja desconfortável, o exame é rápido, a mamografia digital é ainda mais ágil que a convencional.

Samara Xavier, têm 35 anos, realizou o exame antes da idade indicada por ter histórico de câncer de mama na família. “Realizar esses exames é importante para a prevenção. Acredito que não tenho essa doença, mas devido um histórico familiar, antecipei a realização desse exame por precaução”, disse Samara.

O Câncer de mama tem cura, dede que o diagnóstico seja feito cedo e realizado o devido tratamento. Todo procedimento dura em média 20 minutos e os resultados dos exames realizados no Leonídia Ayres levam cerca de 15 dias para serem entregues ao paciente.