Prefeitura de Barreiras promove densa reforma em creches municipais

As creches João Paulo II no bairro Santa Luzia, Sagrado Coração de Jesus no bairro JK e o Centro Educacional Nossa Senhora das Graças na Vila dos Funcionários estão passando por uma profunda reforma e requalificação. As equipes da área de construção estão trabalhando intensamente para entregar as unidades de educação infantil nos próximos dias.

As reformas estão concentradas na estrutura física, hidráulica, elétrica e climatização. Quem entra nas três creches já sente um clima de organização, limpeza e melhoria física dos prédios, que receberam benfeitorias em todos os ambientes. Desde o retalhamento, pintura das paredes, fachada, troca de portas e janelas, piso novo com estrutura tátil, rampas de acesso, banheiros com revestimento antiderrapante, chuveiros, vasos sanitários, torneiras, lâmpadas, instalação de forros de PVC e espaço recreativo.

“Estamos fazendo um grande esforço para proporcionar as nossas crianças espaços dignos para suas acomodações e estudos durante o período que suas mães estiverem no trabalho. Sabemos da tranquilidade que representa para as mães, poder sair para suas atividades deixando seus filhos em creches bem equipadas, seguras e adequadas”, disse o prefeito Zito Barbosa.

Reforma, adaptação e acessibilidade

As três unidades atendem mais de 500 crianças até 4 anos incompletos, com sistema de ensino infantil, desde o maternal a pré I. Na creche João Paulo II são atendidas 230 crianças, sendo a única unidade capacitada para atender crianças com apenas 04 meses em período integral. A diretora Niedja Nara explica que a creche foi totalmente reformada, com retelhamento, novas instalações de hidráulica e elétrica, lâmpadas, vidros nas janelas, adaptação de um lavabo infantil na área de recreação, brinquedoteca no refeitório, reboco no muro e paredes externas, além da pintura predial e climatização.

Na creche Sagrado Coração de Jesus as intervenções incluem serviços de novo telhado com ampliação de cobertura até o portão de entrada, instalação de forro, nova instalação elétrica e hidráulica, reforma total da cozinha com revestimento nas paredes e adequação da tubulação de gás, dentro das normas técnicas de segurança, além de novos banheiros com piso antiderrapante, rampas de acessibilidade para crianças com necessidades especiais, pintura de todo prédio e climatização de todas as salas.

Na Vila dos Funcionários, o Centro Educacional Nossa Senhora das Graças já está com fachada renovada. Inaugurado em 1988, uma das primeiras creches de Barreiras agora conta com mudanças na parte interna, com espaço para lavanderia, cozinha com revestimento nas paredes, instalação de um novo piso com acesso tátil e na entrada a rampa de acessibilidade, que facilitará a circulação dos alunos portadores de necessidades especiais dentro da unidade. Além disso, a diretora Leoneide Macedo disse que agora poderá receber as 190 crianças matriculadas, com paredes reformadas, pintadas, e também lâmpadas, portas, janelas, uma nova sala de vídeo, salas forradas e climatizadas.

“Sinceramente a felicidade não cabe no peito. Vamos iniciar nossas atividades na segunda-feira, 05, com um novo prédio. Agora sim, temos oportunidade de proporcionar um espaço digno, limpo e belo para nossas crianças. Os pais e toda comunidade estão comemorando”, disse Leoneide.