Prefeitura de Barreiras entrega mais 3 escolas reformadas e requalificadas à população

Essa manhã de sexta-feira, 09, foi marcada pela alegria das crianças em início da fase escolar. Durante toda a manhã, a solenidade de entrega de 3 escolas totalmente reformadas e requalificadas para atender alunos em fase de séries iniciais, emocionou a vice prefeita Karlúcia Macêdo que juntamente com a secretária de educação Cátia Alencar, vereadores, secretários e equipe de governo entregaram as unidades escolares no bairro Vila Nova, Vila Dulce e São Pedro.

A primeira unidade entregue foi a Escola Municipal Vereador Eudilton Miranda no bairro Vila Nova. Mais de 200 crianças do ensino fundamental I, agora terão uma nova área de convivência escolar, cantina com revestimento, banheiros ampliados e adaptado para os alunos com deficiência física, salas forradas, com piso e climatizadas, além de rampas de acessibilidade, para proporcionar mobilidade aos 4 alunos com necessidades especiais.

Em cada sorriso e aplauso, as crianças transpareciam o sentimento de agradecimento a nova estrutura das escolas que estavam recebendo. A diretora Helena Dacy Dourado fez um pronunciamento emotivo, dizendo que antes as crianças consideravam a escola feia. “A palavra que define tudo que estamos sentindo é alegria. Agora estamos com a autoestima elevada, a escola está linda, uma verdadeira reconstrução, um espaço digno para receber nossos aprendizes”, disse a diretora Helena.

Escola ainda mais bonita

Logo após, os alunos e equipe de servidores da Escola Municipal Presidente Médici agradeceram o governo pela nova escola. Os 340 alunos matriculados do pré I ao 5º ano, ganharam um prédio escolar com novo visual, a parte elétrica, hidráulica, salas forradas, paredes pintadas, nova fachada, pátio recreativo e um cuidado todo especial com a sala de atendimento educacional especializado.

“Com a reforma, passamos a contar com uma estrutura física digna e que atenderá as nossas demandas”, conta a diretora Irene Nogueira. Além de proporcionar também uma modernização no laboratório de informática e na sala de AEE que acompanha em turno oposto os 11 alunos com necessidades especiais e as crianças da CEI Tia Clarice, que também são assistidas pela equipe especializada.

A terceira e última escola da agenda de entregas foi a Escola Municipal Major Cândido no bairro São Pedro. Especializada em educação infantil com crianças de 3 a 5 anos, a comunidade escolar recebeu a comitiva, que visitou as novas instalações sendo recebida pela diretora Selmira Alves, que foi enfática ao pontuar todas as mudanças, desde o piso, pintura, piso tátil, rampas de acessibilidade e iluminação.

“Esta reforma é reivindicação antiga e chegou em boa hora, verdadeiramente temos um espaço iluminado, agradável, qualificado e estruturado para atender nossos pequenos. Somos uma unidade que atende 300 crianças de todos os bairros, e temos uma procura muito grande de toda a sociedade. Agora sim, vamos desfrutar de uma escola linda, com iluminação adequada, pátio, fachada, e digo mais, os pais e moradores estão encantados”, relatou a diretora Semira.

A vice-prefeita, Karlúcia Macêdo representou o prefeito Zito Barbosa, que cumpre agenda administrativa fora do município, levando uma mensagem de continuidade da valorização da educação e dos educadores.

“Ficamos emocionadas em todos os momentos. Eu e a secretária Cátia Alencar entregamos essas unidades, com uma sentimento de gratidão, de felicidade e acima de tudo de confiança, que essas unidades serão valorizadas e proporcionarão melhores condições de ensino aos nossos estudantes da rede. São três escolas tradicionais que receberam cuidados especiais, e como já divulgamos, estamos reformando 32 escolas e vamos fazer muito mais”, frisou a vice prefeita Karlúcia.