Prefeitura de Barreiras encerra Campanha Outubro Rosa com Abraço Coletivo no Parque Multiuso Dom Ricardo

Em Barreiras o mês de outubro foi dedicado às ações e atividades ligadas à prevenção do câncer de mama e do câncer do colo do útero em diversas unidades de saúde, e no fim da tarde da sexta-feira (26) a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB, encerrou a Campanha Outubro Rosa com o Abraço Coletivo.

O evento que reuniu centenas de mulheres, equipe da saúde, vereadores e secretários do governo aconteceu no Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger, todos celebraram a vida de mãos dadas simbolizando um abraço coletivo no espaço ornamentado e com informações essenciais para a conscientização ao combate do câncer de mama.

“Conseguimos hoje nesse ato simbólico, reunir muitas pessoas para o alerta ao câncer de mama, a prevenção é ainda a melhor maneira de combater essa doença e através de diversas atividades realizadas ao longo desse mês nas unidades de saúde de Barreiras e com parceria de instituições de ensino, alcançamos muitas mulheres. Ofertamos ainda cerca de mil mamografias e mais de quinhentas ultrassons mamárias e finalizamos de forma muito positiva a Campanha 2018 com esse bonito ato no Parque Dom Ricardo”, avaliou Larissa Barbosa, subsecretária de saúde.

A apresentação do grupo do Programa Idade Viva abriu o evento com a dança da peneira. Em seguida, alunos e professores da FASB abordaram a importância da realização habitual do autoexame das mamas e outros exames de imagem, como a mamografia e a ultrassonografia. A educadora física do Núcleo Ampliado de Saúde da Família – NASF, Claudia Fernanda de Farias, realizou uma exibição de dança solo.

Antes da animada aula de zumba com o professor Leandro Braga, a professora Zildene Santana muito emocionada, relatou como venceu o câncer de mama e ainda indicou às mulheres presentes no evento a fazer acompanhamentos preventivos, inclusive indo periodicamente ao médico e realizar o autoexame.

“Não foi fácil, mudamos a vida quando descobrimos que temos um CA, fui pra Salvador realizar o tratamento em 2016. O apoio da minha família foi muito importante no tratamento e na cura, peço à todas presentes nesse lindo evento que façam exames anualmente, somente o autoexame não resolve, é preciso ir ao médico fazer os exames preventivos”, relatou.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, em 2017 foram diagnosticados 17 casos de câncer de mama em Barreiras, desses, três casos detectados na campanha Outubro Rosa. Esse ano, através das ações na unidade de saúde do município e o trabalho de busca ativa, foram diagnosticados 30 casos de CA.

Presente em todo evento, Prefeito Zito Barbosa, acompanhado da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, destacou a importância dessas ações no município e o empenho da gestão na melhoria do atendimento nas unidades básicas bem como na oferta dos serviços de saúde aos munícipes.

“Eu fico muito feliz com as ações realizadas pela Secretaria de Saúde de Barreiras através dessa Campanha, conscientizando às mulheres a se prevenir e cuidar da saúde, isso é muito importante e eleva os atendimentos da Atenção Básica, que recebemos no início da nossa gestão atingindo apenas 50%, estamos trabalhando e investindo justamente para elevar esse percentual. Esse ano, assumimos a UPA, reformamos e requalificamos duas Unidades de Saúde da Família e entregamos uma nova unidade no centro da cidade, também entregamos a Farmácia Cidadã e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas no bairro Vila Rica, tudo isso com o objetivo de oferecer uma saúde mais humanizada, queremos com essa e outras ações, alcançar mais de 80% da Atenção Básica do nosso município”, disse Zito.

Os acadêmicos de Enfermagem da FASB encerraram as ações da Campanha explicando a importância da pratica de exercícios físicos, em seguida realizaram uma corrida ao entorno do Parque Dom Ricardo, sob a orientação do professor Alex.