Prefeitura de Barreiras e Programa Despertar realizam formação de professores das comunidades rurais

O Programa Despertar, aderido pelo município de Barreiras em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou nesta manhã a abertura do Encontro de Formação Municipal e Formação de Pedagogia por Projetos – Escolas do Campo, com o tema “Viver Bem no Campo: Educação Ambiental, Saúde e Qualidade de Vida”.

O evento aconteceu no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, e contou com a presença da Vice-prefeita Karlúcia Macêdo, secretária de educação Cátia Alencar, secretário de meio ambiente, Ailton José da Silva, secretária de assistência social Gabriela Nogueira, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Moises Schmidt, vereadores, técnicos do SENAR, servidores da educação e professores das escolas municipais do campo, que farão parte dessa fase inicial.

A capacitação acontecerá durante dois dias, 17 e 18, com aplicação do planejamento pelos consultores do SENAR, professor Vagner Manheze e Clélia Correa Gonçalves, que terão como eixos assuntos relacionados ao meio ambiente, biodiversidade, alimentos da agricultura familiar, cidadão ecológico , vida, saúde e cidadania no campo. Segundo informações dos consultores, também serão debatidas ações e formas de mobilizar a população a contribuir de forma sustentável para o desenvolvimento, reduzindo os impactos ambientais e promovendo responsabilidade sustentável nas localidades.

A secretária de educação, Cátia Alencar explicou que a didática que será repassada aos professores, já será imediatamente inserida nas escolas que serão contempladas com o programa. “Os professores já iniciam o planejamento que será traçado aqui com a equipe do Programa Despertar, a partir dessa segunda-feira, 22. Os kits com o material didático já esta pronto para ser entregue aos estudantes e crianças do campo”, disse.

O presidente do SPRB, Moises Schmidt falou da importância do programa para mudança da qualidade de vida e comportamental do homem do campo, reforçando a parceria com a prefeitura. “Não podemos deixar de agradecer o empenho da gestão e abertura para o diálogo, para que juntos aderíssemos Barreiras novamente nesse programa. Já conseguimos realizar em gestões anteriores, mas nos últimos 4 anos ficamos sem acesso, e nossas crianças do campo não tiveram oportunidade de participar dessa conscientização ambiental”, disse Schmidt.

A vice prefeita Karlúcia Macedo disse que o município dá um grande passo na busca pela responsabilidade social através da educação. “A adesão as atividades do Despertar proporciona o reconhecimento que precisamos produzir, mas também preservar, agir com sustentabilidade. Esse trabalho de educação ambiental proporciona grandes resultados na mudança de atitude, as quais devem começar pelos alunos que adquirem conhecimentos nas escolas e os levam para a família”, disse a vice.

Participam cinco escolas da zona rural, sendo: Adroaldo Fernandes de Morais no Cerradão, Antônio Machado no Vaú do Teiú, Manuel Rocha Filho no KM 032, Maria Madalena do Engenho Velho e Santa Luzia no Rio de Pedras.