Prefeitura de Barreiras, Aiba e Abapa promovem curso de recuperação de nascentes

Durante três dias, moradores da comunidade do Alto da Bela Vista e técnicos ambientais serão capacitados para ações de preservação contínua da nascente da localidade.

A preservação da água é uma atitude permanente, e para fortalecer essa mobilização social, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Turismo e instituições parceiras como Instituto Aiba e Abapa estão realizando durante os dias 02, 03 e 04 de abril, o curso de recuperação de nascentes em Barreiras.

Esse projeto é uma Parceria Público Privado (PPP), e já está sendo executado em outros municípios do Oeste. Os técnicos da Aiba e Abapa estão acompanhando e já comemoram a recuperação de inúmeras nascentes na região. Em Barreiras, a meta é revitalizar de 25 a 50 nascentes, que estão sofrendo com as agressões dos homens, animais e assoreamentos naturais.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Demóstenes Júnior, essa parceria é fundamental para atingir os resultados na recuperação das matas ciliares e, consequentemente, a melhoria da qualidade e do fluxo da água. “Sem mata ciliar, as nascentes podem secar, margens de rios e riachos desabam e a infiltração de água no solo diminui, reduzindo as reservas de água do solo e do lençol freático. Já realizamos o mapeamento e, agora, com esta parceria, poderemos concretizar mais rapidamente essa proposta de revitalizar as nascentes mapeadas no município”, disse.

A proposta de revitalização também contará com o suporte do Viveiro Municipal que já produziu milhares de mudas de árvores e plantas nativas do cerrado. O técnico e biólogo Ronaldo Ursulino também aponta como imprescindível o plantio dessas espécies e preservação da mata nativa próximo as nascentes.

Capacitação dos técnicos e moradores da comunidade

O curso de recuperação de nascentes foi iniciado com a parte teórica na manhã de segunda-feira, 02, no auditório da Abapa. O professor e engenheiro agrônomo de Viçosa-MG, Renato Alves Rios, apresentou o mapeamento inicial, expôs os métodos mais comuns utilizados na recuperação de nascentes e apresentou a problemática e medidas preventivas que deverão ser implantadas para preservação dos rios perenes.

No período da tarde, a programação teve continuidade na comunidade do Alto da Bela Vista, local onde se encontra uma nascente em propriedade rural. Os técnicos e participantes foram in loco para conhecer a nascente, conversar com os moradores e diagnosticar a área ambiental, constatando que a vazão de água na nascente está insignificante, podendo até ser considerada inativa.

Acompanharam o professor Renato Alves Rios, técnicos da SEMATUR, Aiba, Abapa, UFOB, ONGS ambientais, INEMA, Zoonoses, Bahia Pesca e Embasa. Após o diagnóstico foi definido que a revitalização será pelo método de fonte Caxambú e que a área será isolada num raio de 50m, para evitar o acesso de animais nas proximidades.

Toda a equipe retornou a comunidade nesta terça-feira, 03, para iniciar o trabalho de recuperação, e promover a campanha de conscientização nos moradores, que também participarão de todo o processo de recuperação, proteção e preservação do minadouro.