Prefeito Zito Barbosa recebe carta de adesão e compromisso do selo UNICEF

O prefeito Zito Barbosa acompanhado da vice-prefeita Karlúcia Macêdo e da chefe de gabinete Marileide Carvalho, recebeu nessa segunda-feira, 04, a articuladora Jelzira Figueiredo e o mobilizador Erasmo Muniz, que fizeram a entrega oficial da carta de adesão ao selo UNICEF 2017-2020. O selo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, com intuito de estimular todos os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes (ECA).

Agora, o município de Barreiras faz parte dos 23 municípios baianos que aceitaram o desafio do selo e se comprometeram a alcançar resultados positivos nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social. O processo também compreende a mobilização do poder público, sociedade civil e rede de proteção a criança e adolescente, em elevar 11 indicadores e 17 resultados sistêmicos obrigatórios definidos pelo Unicef.

A articuladora Jelzira informou ao prefeito, que a comissão intersetorial já foi definida e que o próximo passo será a realização do I Fórum Comunitário, que reunirá todos os parceiros, instituições e profissionais ligados à rede de proteção e ECA.

“Melhorar a qualidade de vida das pessoas, ampliar a proteção às crianças e adolescentes com educação e cidadania foi um dos compromissos que assumimos com Barreiras, especialmente com esse público com quem tanto me identifico. Agradecemos a Coordenação do Unicef no Brasil pela carta, e vamos sim, melhorar os indicadores e cumprir os desafios, executando políticas públicas integradas em prol das nossas crianças nos próximos três anos”, garantiu o prefeito Zito.

Ao final, a vice prefeita e secretária de assistência social Karlúcia Macêdo citou as importantes ações que já estão sendo desenvolvidas na área social, como a reforma, equipação e aquisição de veículo para o Conselho Tutelar, documentação para acesso a plataforma virtual do selo, o monitoramento de atendimento e o funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.