Prefeito Zito Barbosa participa da Formatura Nacional de Instrutores do PROERD-BA em Barreiras

A solenidade entregou certificados aos 40 novos instrutores do PROERD que atuarão nos municípios baianos.

Ação, educação e transformação: hoje tem PROERD. Com esse grito de guerra os 40 novos instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD receberam nessa manhã de quinta-feira, 05, na Câmara de Vereadores de Barreiras a condecoração e o certificado nacional de formação para instrutores do programa.

A solenidade foi presidida pelo comandante do CPRO, Coronel Paulo Salomão com a presença do prefeito Zito Barbosa, o coordenador do PROERD da PMBA, Ten. Cel. Francisco Cesar Cunha Bonfim, o facilitador do Centro de Treinamento da Policia Militar do Estado de Santa Catarina, Maj PM Marcos Aurélio Ramm, o Comandante do 10º BEIC, Ten. Cel. Camilo Uzêda, a Secretária Municipal de Educação, Cátia Alencar, a Chefe de Gabinete Marileide Carvalho e o Secretário Municipal de Segurança Pública e Trânsito, Luiz Vidal.

Essa é a segunda turma formada no Oeste da Bahia, e a grande expectativa são para 22 novos instrutores que implantarão o programa nos municípios que são lotados. Durante 15 dias, o curso proporcionou dinâmicas, estratégias e formação pedagógicas para os policiais militares, que a partir de agora estarão nas escolas municipais, estaduais e particulares com objetivo de munir estudantes e crianças com informações preventivas ao uso, consequências e perigo das drogas.

O prefeito Zito Barbosa mencionou em seu pronunciamento a importância do PROERD nas escolas municipais, e o papel transformador que a PM vem desenvolvendo em todos os municípios do Oeste, especialmente em Barreiras.

“Temos um grande referencial no trabalho da Policia Militar no Oeste que é fortalecido pela atuação do Coronel Paulo Salomão. Com certeza, a formação desses novos instrutores que atuarão em Barreiras e nos municípios onde são lotados, fará a grande diferença. O trabalho de policiamento ostensivo, aliado a prevenção nas escolas são ferramentas importantes para assegurar as nossas crianças um ambiente seguro para a aprendizagem, e fortalecê-los na resistência a oferta de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas. Parabéns formandos, bem vindos ao time dos educadores e transformadores sociais”, disse o prefeito Zito.

A emoção dos novos instrutores e facilitadores contagiou o plenário, que foram aplaudidos de pé. Em Barreiras, mais 4 policiais militares estarão compondo a equipe do PROERD que atua desde 2008 e já formou mais de 5 mil estudantes.