Prefeito Zito Barbosa entrega mais duas escolas na zona rural e anuncia mais investimentos na educação do campo

O prefeito Zito Barbosa entregou, nesta sexta-feira (04), mais duas unidades de ensino, desta vez na zona rural. Tratam-se das escolas Santo Antônio no povoado de Chico Preto e a Antônio Machado no Val do Teiú, localizadas a mais de 70 km da zona urbana do município. Completamente reformadas e requalificadas, as duas unidades estão aptas a proporcionar espaços dignos para alunos e trabalhadores da educação.

Acompanharam o ato de entrega, a vice-prefeita Karlúcia Macêdo, a secretária de educação Cátia Alencar, secretário de infraestrutura João Sá Teles, de agricultura José Marques, de meio ambiente Demósthenes Júnior,  diretora pedagógica das escolas do campo Aida Carvalho e os vereadores Otoniel Teixeira, Eurico Queiroz e César da Vila.

Os moradores e comunidade escolar receberam a comitiva com festa, agradecendo todas as intervenções que proporcionaram um novo ambiente para os estudantes. As duas unidades receberam reforma completa e serão climatizadas.

“São mais duas unidades totalmente requalificadas e com salas de aula adequadas para receber nossas crianças. Assim dispensamos aos professores, trabalhadores da educação e alunos da zona rural o mesmo tratamento e atenção que dedicamos aos que lecionam e estudam na cidade, porque todos têm direitos iguais. Estamos concluindo a etapa de reforma e requalificação de 32 escolas ao mesmo tempo, em seguida daremos início a fase de construção de mais 10 novas escolas em Barreiras, nunca a prefeitura fez tanto por Barreiras em tão pouco tempo”, disse o prefeito Zito Barbosa.

Emoção e mais obras na zona rural

A primeira unidade escolar entregue foi na comunidade de Chico Preto. A escola inaugurada em 98, pela primeira vez foi reformada. Atendendo 20 alunos da pré-escola ao 3º ano, as crianças emocionaram o prefeito Zito durante o ato de entrega da unidade escolar.

“Observamos no dia a dia com nossos pequenos alunos, como melhorou o ambiente escolar. Agora os moradores estão com a autoestima elevada, e agradecem diariamente pelo trabalho realizado na escola Santo Antônio”, disse a professora Lais.

Em seu pronunciado dizendo-se “conquistado pelas crianças do Chico Preto”, o prefeito Zito Barbosa anunciou a colocação de um alambrado de proteção no entorno da escola, o parquinho para as crianças e a construção de uma quadra poliesportiva para atender os alunos e moradores, que apreciam os momentos esportivos nos fins de semana.

Na Escola Antônio Machado no Val do Teiú, centenas de estudantes e moradores aguardavam a chegada do prefeito, que foi recebido pela diretora Irailma Silva e sua equipe pedagógica. São mais de 280 alunos atendidos nos dois turnos do pré-escolar ao 9º ano, que residem nos povoados próximos. Muitas homenagens marcaram o fim da tarde, que teve seu ponto alto de comemoração quando o prefeito Zito Barbosa ao lado dos secretários e vereadores, anunciou que em breve a Prefeitura vai construir uma nova unidade escolar no povoado.

“Não temos palavras para agradecer essa grande reforma, na verdade digo, uma verdadeira reconstrução escolar. Me falta palavras para descrever o sentimento de gratidão, pela sensibilidade do olhar do prefeito para a zona rural, sou grata por ele proporcionar uma escola de verdade e acolhedora. Só temos motivos para comemorar”, disse emocionada a diretora Irailma.

Na ocasião, os estudantes e moradores também agradeceram as intervenções nas estradas vicinais, que receberam patrolamento e cascalhamento. Os produtores rurais também citaram o acompanhamento técnico da Secretaria de Agricultura, que vem auxiliando a agricultura familiar no Vale e Cinturão Verde, através do Programa Vale Produtivo.

Responsável pela coordenação do Programa Educa Barreiras, que vem transformando a educação no município, a secretária de educação Cátia Alencar, destacou que Barreiras vive um divisor de águas na educação. “Nos orgulha está à frente da educação neste momento histórico para Barreiras, a condução do prefeito Zito Barbosa nos tem dado todas as condições para transformar a educação em nosso município e estamos fazendo, tanto na estrutura como do ponto de vista pedagógico. O abandono que viveu a educação de Barreiras ficou no passado, o presente e o futuro é da consolidação de uma educação pautada na qualidade e na excelência” disse Cátia Alencar.