Prefeito Zito Barbosa e vereadores acompanham obras de pavimentação na Vila Rica

Como parte de sua rotina administrativa, o prefeito Zito Barbosa, acompanhado da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, do presidente da Câmara de Vereadores, Gilson Rodrigues, dos vereadores Otoniel Teixeira, Silma Alves, Francisco Sobrinho, João Felipe, Eurico Queiroz e Hipólito dos Passos, esteve na manhã desta sexta-feira, 10, percorrendo diversas ruas do barro Vila Rica, para vistoriar as obras de pavimentação que estão em pleno vapor.

“É aqui, acompanhando de perto o trabalho das máquinas e destes dedicados operários, que podemos vivenciar a transformação que graças a Deus estamos fazendo na vida da nossa população. Serão mais de 71 mil metros quadrados de pavimentação e requalificação asfáltica, distribuídos por todo o bairro. Fico muito feliz de contar também com a presença e o olhar fiscalizador da Câmara de Vereadores, para atestar a correta aplicação dos recursos que estamos investindo na melhoria da infraestrutura de Barreiras, assim como em diversas outras áreas”, disse o prefeito Zito Barbosa.

Com mais de 60% da obra concluída, muitas ruas como a Horto Florestal, Afonso Soares, Grã Bretanha e Presidente Médici já estão em fase final de pavimentação. As travessas Madre Tereza, Mané Garrincha, Aline Caldeira, 1°, 2°, 3° e 4° Horto Florestal, Lilike, Antúrio, Amaralina, Belmiro, Azaléia, Palestra Itália e Asteca, também já receberam toda estrutura e massa asfáltica. Outras ainda seguem com intervenções de cascalhamento, sub-base, base e nivelamento.

Dona Valcirlene Ferreiras mora na travessa Ete que está na fase de imprimação, faltando pouco para o asfalto, e não cansa de demonstrar alegria e ansiedade pela conclusão. “Moro há 27 anos nessa rua, quando chovia ficava parecendo uma piscina, a poeira já diminuiu 90% e agora podemos pintar a casa, valorizar o nosso espaço. Há muito tempo esperávamos por essa obra”, disse a moradora.

O bairro Vila Rica recebeu de uma só vez, o maior volume de pavimentação asfáltica destinado a um só bairro dentro do Programa Pavimenta Barreiras – o maior Programa de Pavimentação Asfáltica da Bahia. Ao todo, 37 ruas e travessas serão totalmente pavimentadas e sete ruas serão contempladas com a requalificação.

Reginaldo Aparecido Rosa, mora há oito anos na Rua Serra Negra, já estava com a casa à venda devido os problemas de infraestrutura que praticamente impediam o acesso a sua residência. Com a chegada do asfalto em sua rua, ele já pensa diferente. “Coloquei a casa à venda porque não aguentava os transtornos de todos os dias ao sair e chegar em minha residência. Eu estava planejando comprar outra casa em um novo local, que tivesse ruas em melhores condições, pensei que o asfalto não chegaria, mas graças a Deus este dia chegou, e agora poderei reformar e pintar minha casa. Toda minha família está animada com essa nova realidade”, afirmou.

Umas das ruas mais danificadas do bairro é a Antônio Lúcio Peixoto, antiga Minas Gerais, que já está passando por uma verdadeira transformação. Homens e máquinas estão trabalhando diuturnamente, e o acesso já está em fase de terraplanagem. A comerciante Sandra Regina comemora o andamento das obras e o retorno do movimento em seu comércio.

“Há mais de 20 anos que moramos aqui e temos esse comércio, perdemos clientes e muitos estabelecimentos aqui próximo fecharam as portas devido à dificuldade de acesso e ruas intrafegáveis. Estamos maravilhados, essa primeira fase já aumentou em 60% o movimento e tenho certeza que chegará a 100%”, disse satisfeita.