Prefeito em exercício participará da solenidade de inauguração do novo Fórum

pae

O prefeito em exercício, Paê Barbosa participará nesta terça-feira (19) juntamente com o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Eserval Rocha, da entrega do novo prédio do Fórum Tarcilio Vieira de Melo.

Na oportunidade, também será realizado a instalação de Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) – Balcão de Justiça e Cidadania, na Faculdade Dom Pedro II, em Barreiras, às 11h.

O novo prédio localizado na Rua Coronel Magno foi construído no terreno doado pela Prefeitura de Barreiras ao Judiciário. Agora os Magistrados, servidores e jurisdicionados ganharão otimização no atendimento e na prática jurídica com as novas instalações, que proporcionam estruturas modernas, com plantas jurídicas voltadas para atender às necessidades do Judiciário e melhor receber o cidadão.

“Convidamos toda comunidade para participar da entrega do novo Fórum, que agora atenderá com mais qualidade e rapidez nas questões jurídicas. Receberemos a presença do Desembargador Eserval Rocha, e reforçaremos mais uma vez a importância da parceria entre poder público e judiciário”, disse o prefeito em exercício.

Investimento

Três municípios foram contemplados com novos fóruns, sendo Barreiras, Luis Eduardo Magalhães e Irecê. Para as  novas instalações dos fóruns, o TJBA investiu mais de R$ 24,5 milhões. Recurso que movimentou toda a economia das cidades, do comércio ao setor de serviços, com uso da mão de obra local.

Cerca de R$ 10,385 milhões foram aplicados em Barreiras, na construção do Fórum Tarcilo Vieira de Melo. Com estrutura ampla, dividida em seis pavimentos, o espaço tem condições adequadas para abrigar todos os serviços jurídicos da cidade. Os Juizados Especiais, que funcionavam em prédio alugado, e a Câmara do Oeste, passam agora para o novo endereço na rua Coronel Magno, s/n, Centro.

Para Luís Eduardo, o novo fórum representa a consolidação da comarca que, depois de quase sete anos de instalada, finalmente vai ter um prédio próprio. Para a construção da unidade – localizada no loteamento Jardim Imperial, qd. GNV I – o TJBA investiu R$ 5,445 milhões. Foram construídos dois pavimentos que atendem a necessidade jurídica local.

Em Irecê, o investimento de R$ 8,735 milhões incrementou a economia da pequena cidade, que tem cerca de 73 mil habitantes. A construção foi feita em uma área total de 4,2 mil metros quadrados, com quatro pavimentos, próximo da entrada da cidade, ao lado do prédio do Tribunal Regional Eleitoral (Avenida Sol Nascente, s/n, bairro Asa Norte).