Prefeito de Catolândia é eleito, por unanimidade, presidente do Consórcio Regional de Saúde

Gilvan Pimentel contou com o apoio do Prefeito Zito Barbosa na eleição para dirigir o colegiado

A escolha do primeiro presidente para o Consórcio Regional de Saúde, criado entre o Governo da Bahia e os prefeitos da região Oeste, com a atribuição de gerenciar a Policlínica Regional de Barreiras, aconteceu na manhã da última quarta-feira (12) no Hotel Morubixaba, em Barreiras. O evento que marcou a escolha consensual dos prefeitos Gilvan Pimentel Ataíde, de Catolândia, e Márcia Sá Teles, de Cotegipe, respectivamente presidente e vice, contou com a participação dos prefeitos que integram o consórcio. Por estar em viagem, o Prefeito de Barreiras, Zito Barbosa foi representado no colegiado pelo secretário municipal de saúde, Anderson Vian.

Barreiras, por ser a cidade polo, sediará a Policlínica que oferecerá 18 especialidades para atender toda a região Oeste. Esses profissionais foram capacitados pela Escola de Saúde Pública da Bahia, para melhor atender a população. Nos Consórcios, os municípios da região se juntam para ratear os custos com a assistência em saúde de acordo com a população de cada cidade.

O prefeito de Catolândia, Gilvan Pimentel, contou com o apoio do colega de Barreiras, Zito Barbosa, para presidir o colegiado de prefeitos que gerenciará a Policlínica do Oeste. Estas unidades de saúde são construídas estrategicamente em regiões do interior do estado e buscam descentralizar a assistência médica, regionalizando o atendimento ao cidadão sem precisar que se desloquem por longas distâncias.

Após a eleição, o secretário Anderson Vian acompanhou o presidente eleito e os prefeitos da região em visita às instalações da Policlínica Regional do Oeste, que está sendo construída ao lado do HO, no bairro São Pedro, e destacou a importância da obra para a saúde regional.

“A atenção com à saúde da população de Barreiras é uma preocupação central para prefeito Zito Barbosa que tem se dedicado a reordenar o fluxo de atendimento nas unidades municipais, para que estas possam oferecer uma atendimento cada vez melhor a nossa população. A presença da Policlínica incrementará a oferta dos serviços de média complexidade na rede de saúde da região com maior amplitude no acesso ambulatorial, às especialidades médicas diversas e exames, contribuindo assim para melhorar o atendimento aos usuários do SUS em nossa região. Por isso cumprimento e desejo sucesso ao presidente Prefeito Gilvan Pimentel e sua vice a prefeita Márcia Sá Teles”, disse Anderson.