Prefeito de Barreiras Zito Barbosa inaugura e entrega aos barreirenses o Centro de Especialidades Odontológicas, o Centro de Atendimento ao Homem e as novas instalações do CAM

Nesta quinta-feira (1º) o prefeito Zito Barbosa, e a secretária municipal de saúde, Marisete Bastos, entregaram a comunidade barreirense mais três equipamentos públicos de saúde.  A partir de agora, os munícipes passam a contar com os serviços do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, também em um novo ambiente, mais amplo e equipado o Centro de Atendimento à Mulher – CAM e o inédito Centro de Atendimento ao Homem – CEAH, uma inovação da Secretaria de Saúde específica para a saúde dos homens de Barreiras.

Todas as novas unidades ganharam estrutura completa, com mobiliário, equipamentos e climatização. Essas novas conquistas foram celebradas com a presença da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, sociedade civil organizada, representantes de instituições de ensino e da área de saúde, Defensoria Pública, através do defensor Jeanderson Paim, autoridades militares, secretários de governo, vereadores e equipe da secretaria de saúde.

Primeiro equipamento a ser inaugurado, o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO está localizado no Bairro Jardim Ouro Branco. Um dos equipamentos de saúde mais esperado de Barreiras faz parte do Programa Saúde Bucal, com as demandas referenciadas pela Atenção Básica do município e terá atendimento nas especialidades de endodontia, odontopediatria, cirurgia oral, periodontia, atendimento de pacientes especiais para o público infantil e adulto e clínica geral.

“Serão sete cadeiras com especialistas funcionando todos os dias, esse novo equipamento é uma conquista de todos os dentistas profissionais que trabalham nas unidades de saúde de Barreiras, nosso principal objetivo é diminuir o número de dentes extraídos, melhorar a qualidade de vida e a alto-estima dos pacientes, bem como facilitar o acompanhamento aos profissionais. Centralizamos todo o atendimento da Saúde Bucal do município nesse novo espaço, serão 14 dentistas, auxiliares, recepcionistas, ou seja, uma média de 35 profissionais aptos a ofertar o melhor para nossos pacientes”, destacou Marcelo Cartaxo, coordenador de saúde bucal.

Em um novo espaço, o Centro de Atendimento à Mulher – CAM, começa a atender na próxima segunda-feira (5) no centro da cidade. Com especialistas na área de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, as mulheres de Barreiras terão mais comodidade e qualidade dos serviços ofertados. “Nosso objetivo é que as mulheres cuidem ainda mais da saúde e esse cuidado se completa com a oferta de atendimento especializado agora também para os homens da nossa cidade. Estamos contentes com essas conquistas, com certeza, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde está desenvolvendo a cada dia uma saúde mais humanizada para todos”, disse a secretária Marisete Bastos.

O terceiro equipamento a ser inaugurado foi o inédito Centro de Atendimento ao Homem – CEAH que funcionará ao lado do CAM. O CEAH é uma inovação da Secretaria de Saúde de Barreiras e representa um avanço extraordinário no cuidado com a saúde do homem no município. Chegando no início da Campanha Novembro Azul, o CEAH busca a conscientização dirigida em especial aos homens a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, o espaço que já está apto para funcionar proporcionará atendimento especializado aos homens, através do acompanhamento psicológico e com médicos urologistas e especialistas em ultrassons.

Contente por entregar aos barreirenses nos últimos 90 dias nove estruturas de saúde, uma média de 3 por mês, o Prefeito Zito Barbosa destacou o empenho da gestão em proporcionar uma saúde mais humanizada para todos, salientando ainda a importância do primeiro Centro de Atendimento ao Homem em Barreiras bem como o Centro de Especialidades Odontológicas.

“Inauguramos hoje três equipamentos de Saúde que Barreiras tanto esperava, estamos felizes por essas conquistas, em 15 dias entregamos seis novas estruturas de saúde para nossa população, como a Unidade de Saúde da Família localizada no centro da cidade, a Farmácia Cidadã e o CAPS AD, e hoje entregamos o CEO, o novo espaço do CAM e implantamos o CEAH, com certeza, uma inovação da nossa administração que será fundamental para a qualidade de saúde dos homens da nossa cidade. Nos próximos dias entregaremos novas unidades requalificadas e ampliadas, inclusive na zona rural. E essas ações que tanto humanizam o atendimento na saúde só é possível graças ao empenho e dedicação da equipe da Secretaria de Saúde, por isso faço um agradecimento especial a todos em nome da secretária Marisete”, concluiu o prefeito.

 

  • Compartilhe: