Prefeito de Barreiras Zito Barbosa entrega Unidade de Saúde da Família Claro Xavier de Lima ampliada e requalificada no povoado do Bezerro

Quem esteve na inauguração da Unidade de Saúde da Família Claro Xavier de Lima, no fim da tarde dessa quinta-feira, 08, pode ver de perto o esforço da Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, na transformação dos equipamentos públicos de saúde tanto na cidade quanto no campo. Situada na comunidade do Bezerro, a unidade que atende a cerca de 900 pessoas da localidade e entorno, ganhou equipamentos novos, mobiliário, climatização, um belo consultório odontológico e reforma estrutural completa.

“A comunidade daqui sabe bem em que condições esse posto estava, hoje entregamos uma estrutura que não foi apenas reformada mas completamente requalificada e ampliada para atender à população. Sabemos que a população cresceu e a estrutura defasada foi se degradando ao longo do tempo, mas com a atenção desta gestão estamos trazendo não só a reformulação mais um atendimento humanizado ao posto de saúde do Bezerro”, disse Anderson Vian, secretário de saúde.

Moradores do Bezerro e de outras comunidades que são atendidas na unidade prestigiaram a inauguração, onde o prefeito Zito Barbosa, esteve acompanhado da primeira dama e ex-secretária de saúde Marisete Bastos, da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, secretários de governo, vereadores e lideranças comunitárias.

“Esse é um momento muito especial, em que só posso agradecer a todos pelo carinho. Nós temos mostrado que não só a cidade tem que ter atenção do poder público ou do prefeito, o morador da zona rural tem o mesmo merecimento do morador da cidade e temos investido neste sentido, prova disso é a urbanização de povoados como Cantinho do Senhor dos Aflitos, Baraúna, Mucambo e Barrocão onde estamos executando obras. A manutenção de estradas vicinais e pontes, assistência ao agricultor familiar com distribuição de calcário, apoio técnico e patrulha mecanizada, além da reforma das escolas também fazem parte dessas ações. E com isso, damos ao homem do campo assistência em todas as áreas para que ele possa viver e produzir com tranquilidade”, destacou Zito.

O dia também foi marcado pelas homenagens feitas pelos alunos da Escola Municipal Duque de Caxias ao prefeito Zito Barbosa, e pelos agradecimentos à ex-secretária municipal de saúde, Marisete Bastos, pelos trabalhos realizados no período em que atuou à frente da Secretaria.

“Há anos, a população aguardava pela reforma e ampliação do posto e por muito tempo, eu escutei aqui promessas. Agora sim, o nosso sonho se realizou”, destacou Eliana Jesus coordenadora da Unidade de Saúde Claro Xavier de Lima.

Os últimos 30 dias vem sendo marcados pelo grande ritmo do governo em ações na pasta da saúde. Neste cenário, Barreiras ganhou a Farmácia Cidadã, o Centro de acompanhamento aos dependentes químicos e alcoólicos CAPS AD, o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, duas unidades de saúde, o novo Centro de Atendimento à Mulher – CAM e o inédito Centro de Atendimento ao Homem – CEAH.