Planejamento Urbano: Conselho Municipal das Cidades em Barreiras

foto1

O Conselho Estadual das Cidades (ConCidades) realizou na manhã desta quarta-feira, 8, uma reunião com conselheiros estaduais, secretários municipais, vereadores, líderes comunitários e representantes de instituições da sociedade para discutir a criação e fortalecimento dos conselhos municipais das cidades da Bahia.

No encontro, que aconteceu no Centro de Escola Municipal de Informática, os representantes da superintendência de Planejamento e Gestão Territorial da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (SEDUR), Luciana Marques e Homero Saes, abordaram o papel dos conselheiros gestores na cidade de Barreiras para a consolidação da participação popular nas decisões referentes às políticas de desenvolvimento urbano e formulação do Plano Diretor.

“Estamos em um momento histórico na cidade de Barreiras com o empenho da administração municipal para cumprir as exigências do Estatuto das Cidades e implementar o Conselho, que terá papel consultivo e deliberativo nas formulações de políticas públicas fundamentais nas áreas da mobilidade urbana, saneamento, saúde, habitação, entre outras”, ressaltou a conselheira estadual Benedita Campos.

foto2

Presente ao encontro, o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Paê Barbosa,ressaltou a importância dos Conselhos no desenvolvimento sustentável e disse que Barreiras tem um papel fundamental de influência em outras cidades da região, pois é uma cidade com mais estrutura de serviços o que atrai moradores de outras regiões menos assistidas.

“Barreiras reúne condições muito favoráveis para que esse processo democrático participativo avance cada vez mais. Temos que aproveitar o momento para sair desse encontro com encaminhamentos definidos para que o conselho seja formalizado. Nosso papel enquanto gestores públicos na Prefeitura de Barreiras é fortalecer e ampliar os canais de participação popular”, enfatizou Paê.

Também participaram do encontro a secretária municipal de Infraestrutura de Barreiras, Simone Kuriki, o presidente da Câmara, vereador Carlos Tito, o vice-reitor da UFOB, Jacques de Miranda, o representante da área de habitação da Caixa Econômica Federal, Nelson Siqueira, líderes comunitários e representantes de organizações sociais.