Peça teatral é opção para o final de semana do barreirense

A peça Aquário Cênico será apresentada no IFBA com entrada livre

Sexta-feira (19) e sábado (20) serão dias de estreia da peça teatral Aquário Cênico, uma produção do Grupo de Inovação Corporal em Artes (Gica), do Instituto Federal da Bahia (IFBA) Barreiras. A peça é resultado de nove meses de ensaio de uma equipe composta por 15 pessoas, entre alunos de cursos superiores e integral da instituição e conta com a direção do professor Maurício Oliveira (Faísca).

“O GICA nasceu há um ano e é um projeto de pesquisa onde os alunos são os protagonistas. Trata-se de um processo coletivo de criação, em que cada um contribui de alguma forma, sugerindo e interagindo. O espetáculo surgiu dessa vontade de criar e expor ideias. A peça é um momento inusitado, provocador e esteticamente bem cuidado”, destaca Faísca.

Além das apresentações de sexta-feira e sábado o público terá oportunidade de assistir uma última exibição da peça na sexta-feira (26), próxima semana, no teatro do IFBA, às 19h. A entrada é gratuita e os organizadores pedem que as pessoas colaborem com 1kg de alimento não perecível, que será recolhido na entrada. A Prefeitura de Barreiras é apoiadora da iniciativa.

Sinopse do Espetáculo Aquário Cênico – Aquário Cênico evoca por meio da corporeidade questões sobre a desumanização, descolonização e desencantamento humano com o mundo. Trata-se de uma reflexão sobre a desconexão do homem com a natureza, que tem como base as vivências sensíveis-histórico-críticas de seus colaboradores/atores.
Um espetáculo híbrido composto pelo conjunto sensorial de múltiplas linguagens artísticas (dança, teatro, música e outras), que nos leva para um universo abissal pertencente à própria natureza humana, reconectando-nos com o encantado.