Operação integrada garante segurança a comerciantes do Centro Histórico de Barreiras

Como parte da Operação Praça 24 Horas, as entidades envolvidas realizaram na noite desta quarta-feira (28), a primeira abordagem aos moradores de rua que ocupam logradouros públicos do Centro Histórico de Barreiras, tomando como ponto de referência, a Praça 24 Horas. O objetivo é garantir segurança a comerciantes e a população que transita pelas ruas do centro.

A secretária de assistência social Karlúcia Macêdo coordenou a atuação dos psicólogos e assistentes sociais que realizaram abordagens a moradores de rua, identificando estas pessoas e as encaminhando para o Abrigo Mãe e o Centro POP onde foram acolhidas e receberam os cuidados necessários.

A segurança dos integrantes dos diversos órgãos envolvidos na operação foi assegurada pelas polícias civil, militar e Guarda Municipal, sob a supervisão do Ten. Cel. Camilo Uzêda e do secretário Luiz Vidal.

“Na próxima terça-feira faremos uma reunião com todos os integrantes da ação para avaliar esta primeira abordagem e delinear as próximas. Vamos continuar nosso trabalho para oferecer segurança aos cidadãos e dignidade às pessoas que ficam perambulando pelas ruas, sem um local para passar as noites”, diz o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Luiz Vidal.

Como desdobramento da Operação Praça 24 Horas uma viatura da Polícia Militar ficará de plantão nas imediações da praça que leva o mesmo nome, para atender solicitações dos comerciantes que reclamavam da falta de segurança no centro da cidade. A Secretaria Municipal de Infraestrutura fará o fechamento dos sanitários públicos, frequentemente utilizados com desvio de finalidade e de maneira inadequada por de moradores de rua.

Integram a operação as Polícias Civil e Militar (CPRO/Rondesp), Guarda Municipal, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, Secretaria de Infraestrutura, Conselho Tutelar, Juizado de Menores e Ministério Público Estadual. Os vereadores João Felipe e Eugênio Fernandes também acompanharam as ações.