Números confirmam sucesso do Barreiras Folia 2018

Pesquisa realizada aponta aprovação do carnaval por mais de 90% do público participante

Com base em números e dados colhidos em pesquisas realizadas antes, durante e após o Barreiras Folia 2018, a equipe coordenadora do evento se reuniu na manhã desta quarta-feira (21) para entregar ao prefeito Zito Barbosa os resultados finais da avaliação. Paralelo a uma pesquisa macro que avaliou o evento como um todo, realizada pelo Instituto Insight, duas outras foram feitas sob a coordenação das secretarias de Indústria e Comércio e do Departamento de Turismo da Prefeitura.

A avaliação realizada junto a 70 empreendedores (barraqueiros, capeteiros e restaurantes) do Circuito Aguinaldo Pereira considerou itens como segurança, vendas e estrutura, mostrou que 70% dos entrevistados consideraram o evento ótimo e excelente, e, mais de 90% disseram que participariam de uma próxima edição do carnaval. “O Barreiras Folia foi apontado em nossa pesquisa como o carnaval da inovação, principalmente em organização, este foi o item que ficou mais evidente durante as entrevistas realizadas com os empreendedores”, disse o subsecretário e integrante da coordenação do carnaval, Rider Castro.

A taxa ocupacional da rede hoteleira de Barreiras fez parte da pesquisa iniciada antes do Barreiras Folia e finalizada na quinta-feira (15), após o evento. “Tivemos uma taxa ocupacional muito positiva entre 20% a 100%. O fato de não ter carnaval nos últimos dois anos gerou uma incerteza com relação à qualidade do evento, porém a antecipação da divulgação das atrações foi um ponto positivo para a atração dos turistas que vieram curtir a folia”, revelou a coordenadora de turismo Mirtes Lima.

Os números mais esperados, apontados por uma pesquisa macro que avaliou todo o evento, revelam que mais de 200 mil pessoas estiveram nos três circuitos do Barreiras Folia durante os cinco dias de festa. Destas, 70% de Barreiras, 19% de cidades da região e 11% de outros estados.

O evento promoveu uma movimentação financeira de quase 20 milhões de reais (19.768.831,88). Deste valor, pouco mais de 15 milhões foram destinados a compras e outras despesas e mais de 4,4 milhões injetados diretamente na festa com gastos com comida, bebida, participação em blocos, entre outros.

A aprovação do Barreiras Folia entre o público foi muito grande, 93% disseram ter aprovado a organização do evento, 90% de aprovação nas atrações do carnaval. O item segurança ficou com 84% de aprovação popular. Outros pontos avaliados como limpeza ficou com 87% e trânsito/estacionamento ultrapassaram a média de 75% de aprovação.

“Um dado que particularmente me chamou a atenção foi de que 85% dos entrevistados dizem que pretendem voltar no próximo ano e 11% que talvez voltem. Isso só reforça a certeza que temos uma equipe competente, que vestiu a camisa e fez acontecer. Eu só tenho a agradecer a estas pessoas pelo sucesso do evento, ao mesmo tempo, em que agora estamos com o compromisso de fazer ainda melhor em 2019”, disse o prefeito Zito Barbosa ao receber as pesquisas.