Nova secretaria de governo quer Barreiras integrada na Missão Brasil China 2019

Com foco no desenvolvimento de Barreiras e a sua projeção como Capital do Oeste a recém criada Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços, através do Programa Barreiras Investe, está pondo em prática uma série de ações em busca da atração de investimentos para o Município. Na terça-feira (27) o secretário Carlos Costa, participou representando o prefeito Zito Barbosa, na Casa do Comércio, em Salvador, de uma rodada de discussões organizada pelo presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado da Bahia (Faceb), Clóves Cedraz e pelo diretor da Associação Comercial de Salvador, Sérgio Cavalcante Gomes.

O assunto em questão foi a Missão Empresarial Bahia a China 2019, viagem agendada para o período de 07 a 17 de abril do próximo ano e que tem a proposta de levar prefeitos e representantes de entidades representativas de municípios baianos, para apresentarem as potencialidades e produtividades de cada município à 70 empresários chineses, em Shangay, com o objetivo de convidá-los a investir no Brasil.

De volta a Barreiras, o secretário Carlos Costa, iniciou as articulações locais em busca de adesões à Missão. Na segunda-feira (3) levou a discussão para a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), estendendo o convite de participação aos produtores rurais, por entender a importância da categoria no evento, uma vez que a vocação da região é majoritariamente agrícola. O presidente da entidade, Celestino Zanella, deve embarcar na Missão para representar a cadeia produtiva regional. “A China há tempos está de olho na Bahia e é um dos principais consumidores da produção do Oeste. Parte da soja e do algodão cultivado na região é exportada para o mercado chinês”, disse Zanella.

Para Carlos Costa, que além dessa pauta, cumpriu um agenda de reuniões na capital baiana, a Missão Bahia a China representa uma importante ponte de projeção e impulsionamento da economia de Barreiras e do Oeste. “Vamos continuar buscando mais parceiros que queiram somar a esta possibilidade de atrair investimentos, emprego, renda e consequentemente, melhorar as condições de vida de nossa população. A Missão Bahia a China já foi realizada em outras edições com bons resultados para nosso Estado, vamos tentar evidenciar, em 2019, Barreiras como o centro de investimentos chineses”, finalizou.