Museu Municipal Napoleão de Mattos Macêdo se prepara para a 12ª Primavera dos Museus, em Barreiras

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer por meio do Museu Napoleão de Mattos Macêdo, dentro do programa Cultura e Arte por Toda Parte se prepara para integrar a programação nacional da 12ª edição da Primavera dos Museus com uma série de atividades durante os dias 20, 21 e 22 de setembro, em Barreiras. Em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, o evento, que será lançado no dia 20, disponibilizará ações formatadas em visitas monitoradas, inclusão social com os alunos da Miquei, peças teatrais, coros sinfônicos e apresentações artísticas culturais.

Com o tema Celebrando a Educação em Museus, mais de 900 museus de todo País participam desta edição, que objetiva abrir o espaço para comunidade visitar, conhecer, refletir, discutir e trocar experiências, enfocando a preservação da memória e história das cidades.

A temporada em Barreiras será coordenada pela equipe do Museu Napoleão de Mattos Macêdo e envolve uma série de ações gratuitas. O Museu ficará aberto das 9h às 22h e apresentará uma programação extensa com a presença da Escola Municipal de Teatro, Banda Municipal 26 de Maio, Grupo de Ballet da Escola Mar e Ar, Grupo de Bumba meu Boi com batuque do Seu Nêgo, Recicla Banda, apresentação de danças dos alunos da Escola Municipal Luiz Viana Filho e esquete teatral com os alunos portadores de deficiência.

“A 12ª Primavera dos Museus é um momento que propicia vivências e trocas de conhecimentos. Os museus são permeados pela educação, e sua prática desempenha importante papel na valorização da história de um povo e como ela se constrói através dos tempos. São essas memórias que criam uma conexão entre o museu e a sociedade, por isso, preparamos uma programação diversificada com cultura, arte, música, visitas ao museu e convidamos toda população para comparecer e participar das atividades, fortalecendo assim a memória institucional e artística de Barreiras”, declarou a secretária municipal de educação, Cátia Alencar.