Mais de 1.500 pessoas estão sendo beneficiadas com cirurgias de catarata em Barreiras

foto1

O Programa Saúde em Movimento, uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado chega a Barreiras com o apoio da Prefeitura e garante o acesso a consultas oftalmológicas e cirurgias de catarata a pessoas de 16 municípios da região oeste. A ação teve início ontem, 08 e se estende até 14 deste mês no Hospital Municipal Eurico Dutra.

Uma equipe composta por 98 profissionais entre médicos, enfermeiros, auxiliares e coordenadores ficará na cidade garantindo aos pacientes o acesso a uma boa visão. Serão 5 mil consultas e mais de 1.500 cirurgias de catarata. “A prioridade é para as pessoas que estão na fila de espera e que já têm diagnóstico da doença, além dos estudantes do TOPA”, explica a coordenadora da ação, Bárbara Plácida.

Ao chegar ao Eurico Dutra os pacientes passam por uma sequência que prevê cadastro, dilatação de pupila, pré-exame, consulta e por fim, e quando necessária, a cirurgia. “Em média uma cirurgia particular custa entre R$ 3 a R$ 4 mil por olho e nem sempre existe um profissional que faça, como é o caso desta região”, esclarece Bárbara que complementa, “após o exame, e ao identificar que o fundo de olho está preservado, que é reversível, o paciente entra cego na sala de cirurgia e em cinco minutos sai enxergando”.

foto2

A alegria de voltar a enxergar pode ser comemorada pela dona de casa Maria José Silva, 64 anos. Após operar o olho direito no mesmo mutirão realizado há cerca de dois anos, ontem ela passou pela cirurgia no esquerdo. “Sempre eu estava esperando esta oportunidade. Sentia a visão embaçada, agora, parece que nasci de novo”, comemora.

Para garantir um bom atendimento aos pacientes o Hospital Eurico Dutra recebeu adaptações para instalar as salas de pré-exames, de cirurgias e áreas de acolhimento. “Tomamos todo o cuidado para oferecer a estas pessoas, que na maioria são idosas, um bom acompanhamento. Durante o período do mutirão os profissionais da unidade estão prestando atendimentos no Posto 24 horas, diz a secretária de saúde de Barreiras, Regina Figueiredo.

foto3