Madrigal da UFBA será a atração do aniversário de Barreiras

ufba1

No dia em que Barreiras celebra a emancipação política, 26 de maio, a Praça Landulpho Alves será inundada pelo som do Madrigal da UFBA, fundado em 1954 pelo maestro H. J. Koellreuter e considerado um dos melhores grupos vocais do Brasil.

A apresentação terá duração de mais de uma hora e contará com 20 peças de canto à capela com acompanhamento de piano. São músicas no estilo Barroco, Clássico, Romântico, Moderno, Folclórico, Espiritual Negro e Popular, o concerto será conduzido por 25 integrantes, entre sopranos, tenores, contraltos e baixos, sob a regência do maestro José Maurício Brando e o acompanhamento da pianista Elisama Santos.
“É um grande presente para Barreiras”, diz a secretária de Cultura, Diana Macedo, ela que além de pedagoga também é musicista, acrescenta que será uma oportunidade inédita para que a população tenha contato com um concerto de altíssimo nível e, em praça pública. A vinda do Madrigal da UFBA para Barreiras é uma realização da Prefeitura e da Universidade do Oeste da Bahia – UFOB.

ufba2

Sobre o Madrigal: O Madrigal tem um grande acervo, de importância cultural e histórica, com obras que provavelmente não poderão ser encontradas em outros locais, visto que existem inúmeros manuscritos originais e arranjos dedicados exclusivamente ao grupo, incluindo várias estréias mundiais, além das primeiras execuções modernas de peças históricas recuperadas.
Ao longo de sua história foram realizadas mais de 3 mil apresentações, sendo dirigido por inúmeros maestros, dentre eles: Ernst Widmer, Afrânio Lacerda, Georg Bird, Graham Griffts, Lindembergue Cardoso, Pino Onnis, Erick M. Vasconcelos, Paulo Novaes, Valmir Barbosa, José Maurício Brandão, Zobeida Prestes e Leandro Gazineo.
(Fonte: http://www.escolademusica.ufba.br/conjuntos-musicais/madrigal)

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo