Infraestrutura e urbanismo de Barreiras movimenta agenda do prefeito em exercício

foto0001

Durante essa semana, a agenda do prefeito em exercício Paê Barbosa, esteve focada em assuntos relacionados à infraestrutura urbana como trânsito, anel viário, segurança pública e plano de anúncio de obras. Uma das reuniões significativas aconteceu no gabinete com a reitora da UFOB, Iracema Veloso, o vice-reitor professor Jaques Miranda e o pró-reitor de planejamento professor Poti Lucena.  Na pauta da reunião, os projetos do município para infraestrutura urbana foi um dos temas de destaque.

Prefeito e reitora discutiram meios para cooperação técnica das duas instituições em diversas áreas, especialmente as relacionadas às questões urbanísticas e a melhoria da qualidade de vida da população, inclusive na questão cultural.

De acordo com a Reitora à infraestrutura urbana é fundamental para consolidar a nova Universidade, atrair e garantir a permanência dos servidores, docentes e novos estudantes.  “ A universidade tem interesse de ajudar em projetos e na captação de recursos junto ao governo federal, para melhorar a situação urbanística de cidade. Temos um grande desafio pela frente, que é garantir a permanência em Barreiras, dos nossos professores e servidores. Então, precisamos planejar juntos, medidas para minimizar as necessidades, desses novos moradores e também contribuir, no que for preciso para melhorar a infraestrutura de Barreiras”, disse Iracema Veloso.

O prefeito em exercício, Paê Barbosa destacou a importância da parceria com a UFOB, garantindo que o município ajudará no que for possível para consolidar Barreiras como pólo acadêmico e acentuou que a UFOB com a interveniência do Ministério da Educação, pode colaborar na aprovação e viabilização de recursos para os projetos de melhoria da infraestrutura urbana de Barreiras, frisando que vários projetos já foram apresentados ao Governo Federal, junto ao Ministério das Cidades.

Destacou ainda a importância da realização de outros convênios de cooperação técnica com a instituição. “Já temos alguns processos de parceria em andamento, a qualidade e o conhecimento técnico disponível em uma instituição como a Universidade Federal será relevante para as frentes de trabalho de melhoria das vias urbanas, macro-projetos viários, trânsito, cultura, saúde, educação e assistência social. Precisamos valorizar o potencial vocacional e acadêmico dos professores e universitários na elaboração de projetos, planejamento e produção  de ações que atenda as demandas do município principalmente na área da infraestrutura urbana”, disse Paê.

No final da reunião, o prefeito ainda destacou a necessidade da implantação de obras estruturantes para os próximos anos, como exemplo, o projeto de municipalização do trânsito, a Construção do Contorno Viário e construção de novos prédios públicos.

Ao agradecer a equipe da reitoria presente a audiência o prefeito em exercício, Paê Barbosa enfatizou o compromisso do Prefeito Antonio Henrique com a busca de investimentos para o desenvolvimento sustentável do município, geração de empregos, ações para consolidar a UFOB como caminho para transformar Barreiras  na capital do conhecimento com urbanismo  e mais qualidade de vida para toda a população.