Hino de Barreiras ganha nova orquestração filarmônica

Barreiras foi presenteada com uma nova orquestração do Hino do Município, que passa a integrar o acervo da Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio e da Banda Municipal 26 de Maio. A iniciativa partiu do músico barreirense Luciano Rodrigues Rocha, que enviou a partitura do hino oficial para o músico e arranjador Célio Murilo do Nascimento, que coordena a Banda da Policia Militar do Estado de Minas Gerais.

Com a partitura e letra em mãos, o músico mineiro inseriu arranjo musical orquestrado com grade completa para os instrumentos filarmônicos como sopro e percussão, além de preparar a partitura para o maestro regente. Depois de pronto e gravado, o músico Célio enviou o material para o colega Luciano Rodrigues, que fez a doação ao município durante ensaio da Banda Municipal 26 de Maio, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho.

“O hino de uma cidade é sua expressão, um símbolo cultural que remete ao passado dos que construíram o município. O nosso hino de Barreiras transmite o esforço das gerações, e mostra um caminho a se trilhar para o futuro. Como filho desta terra, fico feliz em contribuir pela perpetuação da nossa memória musical e cultural”, disse o músico Luciano, que fez a doação das partituras impressas e download dos arquivos.

A versão original do Hino de Barreiras é de José Olívio Gonzaga de Figueiredo, que compôs a letra e melodia em 1991. Com a nova versão, o hino apresenta uma significativa harmonização musical, reforçando a grandiosidade da cultura do município.

“Recebemos a nova orquestração com muita emoção. Agora, nossos músicos poderão executar de uma forma mais harmônica, com a grade do maestro e participação dos diversos instrumentos, fazendo jus a beleza musical que temos no Hino de Barreiras”, disse emocionado o maestro Fábio Menezes.

Sobre o Hino de Barreiras
Os registros oficiais constantes em ata na Câmara de Vereadores de Barreiras informam que o músico José Olívio Gonzaga de Figueiredo foi vencedor do concurso municipal do hino oficial do município, concorrendo com mais quatro músicos. Após a apresentação instrumental e cantada, foi eleito pela comissão julgadora e aprovado em sessão solene no dia 13 de maio de 1991, conforme o 1º parágrafo, artigo 4 da Lei Orgânica do Município.