Hasteamento das Bandeiras abre Semana da Pátria em Barreiras

A manhã dessa segunda-feira, 03 de setembro, foi marcada pela abertura da Semana da Pátria na Praça Castro Alves. A hora cívica com o hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional pela Banda de Música do 4º Batalhão de Engenharia de Construção sob regência do Sargento Guilherme, abriram oficialmente as comemorações que envolvem patriotismo e cidadania durante toda a semana em Barreiras.

O momento cívico contou com a participação do prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, do Comandante do 4° BEC, Coronel Jonny Ferreira Machado, do subcomandante do CPRO Tenente Coronel Camilo Uzêda, comandante do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militares, Major Lusquinhos, secretária de educação, Cátia Alencar, demais secretários municipais, vereadores, Guarda Municipal, Cootrans, militares, integrantes do Programa Idade Viva e estudantes do Colégio Municipal Costa Borges e da Escola Municipal Antônio Bento de Freitas.

Logo após o hasteamento das bandeiras, os estudantes do Costa Borges realizaram a apresentação de uma performance retratando as dificuldades, depressão e abandono dos jovens brasileiros, que vivem nas ruas, pedindo assim mudanças para o Brasil, reforçando que o jovem é o futuro da Nação. Os pequenos da Escola Municipal Antônio Bento de Freitas, localizada na Cascalheira, também trouxeram palavras de civismo e amor à pátria, com a poesia “Querido Brasil” declamada pelos estudantes Pedro e Ludmilla.

Sob a organização da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a Semana da Pátria segue até o dia 06 com a exposição de máquinas e equipamentos militares e segurança pública na Praça Castro Alves, desfiles cívicos nos bairros e a participação de diversas escolas da rede municipal de ensino diariamente para o hasteamento às 7:30h e arriamento do Pavilhão Nacional no final do dia.

O ponto alto das comemorações acontecerá no dia 7 de setembro, com Desfile Cívico Oficial das escolas, instituições e corporações militares na Avenida Dr. Cleriston Andrade. Este ano o tema escolhido para homenagear a pátria em Barreiras é “Educação é Responsabilidade de Todos e de Cada Um”.