Guardas Civis Municipais de Barreiras participam de treinamento de combate a incêndios e primeiros socorros

A quinta-feira (25) foi dedicada a troca de conhecimentos entre os guardas municipais de Barreiras que participaram do Treinamento de Combate a Incêndios e Técnicas de Primeiros Socorros promovido pelo 17º Grupamento do Corpo de Bombeiro Militar da Bahia.

Trinta guardas municipais participaram das atividades que abordaram conhecimentos teóricos e aulas práticas sobre combate a incêndios, técnicas de extinção de chamas, primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar. A programação aconteceu na sede do Corpo de Bombeiros em Barreiras e os agentes foram orientados sobre as formas corretas de combater incêndios e procedimentos de primeiros socorros para cada tipo de situação.

O guarda civil municipal Brito fez questão de participar da aula prática de mobilização. Para ele, que integra a corporação há nove anos no município, os treinamentos reforçam os conhecimentos já adquiridos. “Essas capacitações são sempre bem-vindas, são momentos de aprender novas técnicas que podemos colocar em prática no nosso dia a dia no trabalho”, disse.

Segundo o comandante Gilmar Oliveira, a capacitação é importante porque os agentes patrimoniais que estão presentes em todos os prédios públicos de Barreiras, podem fazer o uso dessas técnicas quando necessário. “Reforçar o conhecimento é sempre muito importante, e estamos com a Secretaria de Segurança, Cidadã e Trânsito realizando ações como essa para aprimorar nosso efetivo. Tenho certeza que esse treinamento contribuirá para que nossa Guarda esteja cada vez mais apta a desempenhar seu papel junto à sociedade”, destacou.
Na aula prática, foram utilizados ainda bonecos para simulações de engasgo, materiais que mobilizam fraturas, manequins para fazer reanimação cardiopulmonar (RCP), talas, pranchas para conduzir a vítima, dentre outros materiais.

“Essas técnicas de primeiros socorros e combate a incêndios são importante, inclusive para aplicarmos em nossas residências. Essa aula terá uma relevância positiva no cotidiano dos GCMs de Barreiras, eles que trabalham diretamente cuidando do patrimônio público, poderão utilizar esse aprendizado para redobrar o cuidado dos imóveis e também salvar vidas”, destacou o SD BM Alonso.