Guarda Civil Municipal comemora 15 anos de serviços prestados a comunidade com realização de palestras nas escolas públicas

Nesse mês de agosto, a Guarda Civil Municipal de Barreiras esta comemorando 15 anos de serviço público. Empossados em 2002, o efetivo é de 150 guardas civis, que atuam diariamente na segurança do patrimônio público e trânsito, proporcionando também ações de prevenção à violência nas escolas e manutenção da ordem em espaços públicos.

Para apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido na comunidade, a Secretaria de Segurança Cidadã e o Comando da GCM realizaram nas escolas municipais Otavio Mangabeira, Luiz Viana e Padre Vieira um bate papo com os estudantes do 5º ao 9º ano, apresentando o serviço da corporação e medidas preventivas contra a violência, delitos e venda de drogas nas proximidades de escolas.

Conforme o comandante da GCM, Gilmar Rodrigues, esta é uma maneira de transmitir diretamente a mensagem aos adolescentes. “Utilizando essa linguagem facilitada e direta, conseguimos cativar os alunos e explicar sobre o que realmente é importante, como prevenção a drogas, violência e comportamentos inadequados dentro das escolas. Essa ação da GCM também, se estenderá aos pais, diretores e professores, para que a conscientização chegue ao cotidiano da comunidade escolar”, ressaltou.

Para o Secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Luiz Vidal, essas palestras comemorativas contribuem não só para a conscientização dos estudantes em relação à violência, mas também para a preservação dos espaços escolares e manutenção da ordem nesses locais. “Esse trabalho de aproximação da GCM com os estudantes, professores e comunidade escolar é essencial.
Temos realizado o patrulhamento escolar e conseguido coibir furtos, roubos e depredação do patrimônio público, e nosso trabalho vai continuar sendo intensificado”, ressaltou o secretário.

Na próxima semana, a programação comemorativa contará com a realização do circuito funcional “Amigos da Guarda” e a solenidade de homenagem aos 15 anos de serviço público que acontecerá no Centro Cultural.