Grande público, escritores renomados e lançamento de livros marcam a FLIB 2017

Mais de 5 mil pessoas visitaram a II Festa Literária de Barreiras-FLIB, que aconteceu no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha nos dias 17 a 21 de maio. A movimentação intensa de estudantes da rede pública e privada, acadêmicos, professores, pais de alunos e crianças, reforçou a importância do evento que tem foco na divulgação da literatura, discussões, apresentações culturais e artísticas, oficinas literárias e eventos paralelos.

No espaço cultural aconteceram mais de cem atividades, com lançamentos de livros, apresentações no palco principal, Flibinha e mesas redondas com escritores. Na abertura, marcou presença o escritor premiado Luis Rufatto que lançou sua obra, e falou sobre sua experiência com o livro “Estive em Lisboa e lembrei de você”, que rendeu premiações internacionais e um filme em Portugal. Também conversaram e lançaram livros na FLIB, os escritores Aninha Franco, Lívia Natália, Verônica Stigger, Luís Seguilha, Nildão e Ricardo Ishmael.

Na tenda da Academia Barreirense de Letras, o escritor Antonio Galdino fez o lançamento de 13 livros simultaneamente, e ficou emocionado com o número de visitantes que prestigiaram e pediram autógrafos. “Mora em mim, o escritor, poeta e romancista. Então é impossível não ficar emocionado com tanta valorização, com essa atitude positiva de promover a literatura, a arte, cultura e o ser humano. Aqui lancei 13 livros, presenteei a população de Barreiras e me senti agraciado. A FLIB nos proporciona esse sentimento”, disse o escritor.

A FLIB é um evento realizado em parceria entre a Prefeitura Municipal de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Campus Barreiras (IFBA). A secretária Cátia Alencar garantiu que a FLIB já está inserida no calendário municipal e que a experiência dessa edição, será avaliada e ampliada para o próximo ano.

“Todas as nossas expectativas foram superadas. O público esteve presente, os jovens e crianças participaram da construção do evento, os escritores fizeram um grande trabalho nas mesas redondas, os parceiros IFBA, UFOB e UNEB, as escolas, os colaboradores e artistas, todos fizeram grande diferença. Agradecemos o sucesso, e certamente estamos avaliando o evento, para que possamos aprimorar ainda mais para o próximo ano”, disse a secretária Cátia.

A diretora do IFBA, Dicíola Baqueiro reafirmou a parceria, e citou a visibilidade da FLIB e participação dos estudantes durante os dias de feira. “Foi notório o interesse, o despertar e participação dos nossos jovens estudantes durante esses dias de FLIB. Aqui, nesse espaço destinado a cultura, arte e literatura, toda sociedade pode conferir como temos riquezas culturais, que são próprias daqui. Finalizamos essa edição, mas na certeza que fortaleceremos essa parceria, apoiando e buscando mais ações para 2018”, finalizou Dicíola.