Governo Municipal discute potencialidades do turismo barreirense

Em reunião na tarde dessa segunda-feira, 28, o prefeito de Barreiras Zito Barbosa, o gerente regional do Sebrae Emerson Cardoso, a chefe de gabinete Marileide Carvalho, o subsecretário de meio ambiente Demostenes Júnior e a coordenadora de turismo Mirtes Lima, discutiram ações estratégicas para alavancar o potencial turístico da cidade. Além de criar novos atrativos, falou-se do fortalecimento dos pontos fortes conhecidos pelos moradores, que são muitas vezes desvalorizados ou esquecidos pelos empreendedores da área.

“Temos que construir um instrumento com foco em desenvolver o pensamento estratégico coletivo que permita à comunidade traçar um cenário ideal e propício ao desenvolvimento da atividade turística”, destacou Emerson Cardoso.

A criação de um roteiro gastronômico incluindo o povoado da “Nanica”, restaurantes às margens do Rio de Ondas e Cantinho do Senhor dos Aflitos já está em andamento. Em breve, membros da administração pública reunirão comerciantes dessas localidades para definir ações de melhorias no atendimento e na estrutura de recepção aos turistas.

Existem também projetos em andamento para captação de recursos junto ao Governo Federal para requalificação do Centro Histórico, ampliação da estrutura do Mirante Quipá na Serra da Bandeira e reforma do Mercado Caparrosa. O objetivo é desenvolver um planejamento voltado às ações de conscientização e sensibilização para promoção e desenvolvimento do turismo.
“Precisamos criar roteiros para sensibilizar as agências, hotéis e operadoras de turismo a venderem pacotes, principalmente, aos turistas que estão na cidade a trabalho ou fechamento de negócios”, comentou Mirtes Lima, diretora do Departamento de Turismo.