Festival Primavera – Prefeito Zito Barbosa apresenta propostas para transformar Barreiras na Capital do Turismo

Uma das novidades no Festival Primavera de Negócios e Entretenimento é o auditório do Sebrae. Com capacidade para 80 pessoas está atraindo a atenção de empresários, investidores e empreendedores, que tem interesse de aplicar novos conhecimentos em negócios ou, mesmo, empreender novos investimentos em Barreiras.

Formatado com uma grade intensa de palestras e capacitação, ontem, 21, a programação contou com os temas “Gestão de Pessoas e Líder Coach: novas técnicas para motivar a sua equipe”, com a coaching e consultora do Sebrae, Gardênia Cunha e a palestra sobre o programa “Barreiras Investe: ações para potencializar o turismo na cidade”, com a participação do prefeito Zito Barbosa.

Com auditório lotado de empresários do ramo turístico, hotelaria, agências de viagem e empreendedores, o gerente regional do Sebrae, Emerson Cardoso iniciou citando a importância do turismo na Bahia e a capacidade de elevar Barreiras como o ponto de partida para o turismo ecológico no Oeste, fortalecendo a visibilidade de pontos estratégicos como cachoeiras, rios, santuários ecológicos, serras e belezas naturais, além de turismo de aventura, trekking, cascading e rafting.

“O turismo é um produto, e aqui em Barreiras precisamos fortalecer a cadeia turística. Temos potencial, temos natureza, patrimônio histórico, turismo religioso, comidas típicas, cultura, arte e o principal que é a vontade de empreender e estender o trade turístico. O passo agora é construir o planejamento com a presença do Sebrae, Poder Público e sociedade, e já temos o mais importante que é a disposição e parceria com o município”, disse Emerson.

A diretora de turismo, Mirtes Lima e o Subsecretário de Meio Ambiente e Turismo, Demosthenes Júnior, apresentaram os dados e a proposta para construção do Planejamento Estratégico de Turismo de Barreiras. O prefeito Zito Barbosa reforçou que existem diversas formas de empreender o turismo, a exemplo do Festival Primavera que é uma ferramenta do turismo de entretenimento, que integra consumidores e comerciantes.

“Nossa meta é transformar Barreiras na capital do Turismo. Temos uma vocação muito forte para o turismo de negócios, ecológico e entretenimento, além de atrações no turismo religioso, culturais e gastronômico. Vamos fazer grandes investimentos nessa área com ações de curto, médio e longo prazo, preparando Barreiras para receber os turistas e proporcionar atrativos, que com certeza vão promover geração de emprega e renda em nosso município”, disse o prefeito.

Nesta sexta-feira, 22, o auditório continua as atividades com as palestras “Atitudes Vencedoras em Vendas” das 19h às 20h30 e “Como inovar no Atendimento para manter e atrair novos clientes”, 20h às 22h. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente na Loja Virtual do Sebrae (http://www.lojavirtual.ba.sebrae.com.br/loja/) ou no auditório Sebrae.