Festa Literária de Barreiras é aberta oficialmente com apresentações, palestras e homenagens aos escritores barreirenses

Uma grande estrutura foi montada para receber estudantes, literata, escritores locais, regionais e até internacionais, que participam da programação da FLIB 2018.

Na manhã de quinta-feira, 17, a Festa Literária de Barreiras – FLIB 2018 foi aberta oficialmente pelo prefeito Zito Barbosa e Conselho Curador. Idealizada numa grande estrutura física, no Parque de Exposições Engº. Geraldo Rocha, a FLIB iniciou com a solenidade de abertura, apresentações artísticas, palestras e a presença de centenas de estudantes da rede municipal, estadual e privada de ensino.

Nos corredores, crianças, jovens e adultos se encantavam com as exposições nos estandes, que trouxeram marcadas as homenagens aos escritores barreirenses e personalidades da literatura como Carlos Abdon, Antônio de Pádua, Robson Batista, Wilson Lins, Janinne Farias, Durval Nunes, Vinicius Lena, Nadir Xavier, Ignez Pitta e Clebert Luiz.
O espaço também agrega o auditório Walquíria Therezinha Amorim, espaço gastronômico, acervo literário com vendas de livros pela FTD e Gráfica Irmãos Ribeiro, amostra áudio visual “Seu Vavá” e a presença do Colégio Padre Vieira, Sagrado Coração de Jesus, José Agostinho, Escola de Música Antonino Sampaio, Escola do SESC, Santos Dumont e Semear. Quem participa também são as equipes do Museu Municipal, Biblioteca Folk Rocha e Academia Barreirense de Letras.

Solenidade de abertura
A solenidade de abertura aconteceu na Rota 5, Palco Principal Reginaldo Régis com a presença de autoridades, público e organizadores. O prefeito Zito Barbosa acompanhado da primeira dama e secretária de saúde Marisete Bastos, a vice prefeita Karlúcia Macêdo, a secretária de educação Cátia Alencar, a diretora de cultura Emília Moreno, o presidente da Câmara de Vereadores Gilson Rodrigues e o Conselho Curador deram as boas-vindas aos estudantes e visitantes.

A secretária de educação, Cátia Alencar iniciou agradecendo a parceria da UFOB, UNEB, IFBA, NTE 11 e ABL que compõem o Conselho Curador. Apontou a importância da presença da editora da FTD e do diretor Sérgio Gama, que aceitaram o convite de expor durante a FLIB.

“Um dia de festa nessa manhã de literatura. Abrimos a FLIB 2018, com o verdadeiro sentimento de termos construídos essa festa a quatro mãos, levando aos escritores barreirenses essas lindas homenagens e exposições. Aqui, durante três dias teremos compartilhamento de experiências, aprendizado e acima de tudo uma viagem no mundo da literatura”, disse a secretária.
Os membros que integram o Conselho Curador se pronunciaram e demonstraram a aprovação na interação poder público, instituições de ensino e escritores. A diretora regional do NTE 11, Maria Aparecida foi enfática ao apontar o evento literário como referência na processo de aprendizagem.

“Nosso foco era reunir todos os municípios que fazem parte da NTE11 para visitarem a FLIB, e vamos alcançar esse objetivo. Iniciamos esse projeto em 2016, juntamente com as instituições de ensino e poder público, e vamos sim, dar continuidade, porque acreditamos no poder de mudança da literatura, ela abre os horizontes e fornece ferramentas para o desenvolvimento humano”, disse Maria Aparecida.

O prefeito Zito agradeceu o apoio e parceria das instituições que compõem o Conselho Curador e convidou a todos os visitantes para prestigiarem às 19h, no stand da ABL, o ato de sanção da lei que torna a Academia Barreirense de Letras entidade de utilidade pública do município de Barreiras, além da autorização para doação de terreno para construção da sede da instituição.
“É com grande alegria que iniciamos hoje a edição 2018 desse grande evento literário que é a FLIB. A inserção da Festa Literária nas comemorações do aniversário da nossa cidade só consolida seu significado para todos nós que sendo natos ou não somos todos filhos desta terra. Sabemos que precisamos ampliá-la ainda mais como meu amigo e diretor da UNEB, Joaquim Neto citou, e quem sabe chegar ao mesmo patamar da Feira de Parati. Vamos trabalhar para isso, buscar mais parceiros, editoras e firmar a FLIB como evento permanente no calendário municipal”, disse o prefeito Zito.