Fé e devoção marcam a Romaria ao Cantinho do Senhor dos Aflitos no 02 de julho

O Prefeito Zito Barbosa caminhou ao lado de milhares de romeiros e devotos que colocam a Romaria do Senhor dos Aflitos entre os principais roteiros de fé da Bahia

Mais de 25 mil fiéis e devotos acompanharam a tradicional caminhada de devoção ao Cantinho do Senhor dos Aflitos na madrugada do dia 02 de julho. Com saída da Igreja Matriz São João Batista a meia noite do dia 1º, milhares de pessoas percorreram cerca de 18km em direção ao Cantinho, para pagar as promessas pelas graças alcançadas, entoando louvores e orações que teve a direção espiritual do Bispo Diocesano Dom Josafá Menezes da Silva durante todo o percurso.

Localizada às margens do Rio Branco, a pequena Igreja que foi elevada à condição de Santuário Diocesano do Senhor dos Aflitos é o ambiente santo, que abriga o Crucificado que veio de Portugal há cerca de 300 anos. Segundo informações dos religiosos foi trazido por Francisco e José Ayres da Fonseca, e é no tradicional 02 de julho que os devotos agradecem e renovam os seus pedidos ao Senhor Bom Jesus dos Aflitos.

O prefeito Zito Barbosa acompanhado da vice Karlúcia Macêdo e do deputado estadual Pablo Barrozo, caminhou junto com os romeiros e devotos, participou da missa de acolhida e falou da força dessa tradição. “A Romaria do Senhor dos Aflitos tem se tornado ao longo dos anos um dos principais roteiros de manifestação de fé na Bahia, atraindo uma multidão de fiéis. E a Prefeitura tem feito sua parte, criando as condições para que os visitantes, turistas e principalmente os romeiros e devotos do Senhor dos Aflitos, se sintam acolhidos e possam participar dignamente desta caminhada que revela toda fé e esperança do nosso povo”, disse o prefeito de Barreiras.

Além da urbanização do Cantinho entregue em 1º de julho de 2017, este ano a Prefeitura de Barreiras em parceria com a Diocese de Barreiras e a Reitoria do Santuário, organizou toda uma força tarefa para criar as condições necessárias para acolher no povoado os milhares de romeiros, turistas e visitantes. Ponto de apoio, central de informações, barracas padronizadas, transporte, com destaque para uma verdadeira “romaria da limpeza”, que deixou a estrada vicinal de acesso ao povoado e a sede, totalmente limpas logo após a romaria.

Outro destaque foi a segurança pública e organização do trânsito. A localidade recebeu atenção especial da Polícia Militar, Guarda Municipal e da Cootrans, que diretamente proporcionaram aos romeiros conforto e segurança. “Há quatro anos participo dessa maravilhosa caminhada religiosa que temos no Senhor dos Aflitos, e desde o ano passado que fomos impactados pelas transformações realizadas pelo Poder Público. Fiz questão de registrar as avenidas pavimentadas e bem cuidadas, a pracinha, tudo muito organizado e acolhedor. Moro em Feira de Santana e venho anualmente com muita alegria participar dessa caminhada ao Santuário do Senhor dos Aflitos”, exclamou a romeira Maria de Lurdes.

Assim como dona Lurdes, compareceram romeiros de longe e até de outros estados, a exemplo do Ceará, Piauí, Pernambuco, Brasília e Goiânia. Moradores de Barreiras e de outras cidades vizinhas como Baianópolis, Riachão das Neves, Catolândia, Luís Eduardo e Angical participaram também do dia dedicado ao Senhor dos Aflitos, que contou com uma programação religiosa diversificada, missas e o tradicional batizado.

Antes da despedida dos romeiros, a tarde do 2 de julho foi finalizada com a Missa Solene presidida pelo Bispo Diocesano Dom Josafá Menezes e a tradicional procissão pelas avenidas Alberto e Lucinha Lins do Povoado do Cantinho.