Evento na Câmara Municipal abre festejos do Rio Grande, em Barreiras

A tradicional Festa do Rio Grande, em homenagem às rainhas das águas, Oxum e Iemanjá foi aberta na noite de domingo, 31, durante evento realizado pela Associação Barreirense de Umbanda e Candomblé na Câmara de Vereadores de Barreiras. A programação dos festejos vai até terça-feira, 02 de fevereiro, data oficial da festa.

Os representantes dos poderes Executivo, o prefeito em exercício, Paê Barbosa, e do Legislativo, o presidente da Câmara Carlos Tito, marcaram presença na solenidade. Paê destacou a importância de a sociedade reconhecer, de fato, a cultura africana. “É preciso romper o preconceito, respeitar e conviver harmoniosamente com todas as formas de culto, o direito de organização comunitária e religiosa está previsto em nossa Constituição, assim como, a liberdade de expressão”.

A partir das 19h de hoje, 01, uma roda de conversa sobre o tema “o canto das sereias: histórias do encontro de Oxum e Iemanjá nas águas do Rio Grande” será realizada na Ufob. Representantes de terreiros de umbanda e candomblé participam do evento, aberto ao público acadêmico e externo.

Na terça-feira, Dois de Fevereiro, uma alvorada despertará Barreiras, às 5 horas. Às 6 horas, o estandarte de Oxum e Iemanjá sai em carreata percorrendo ruas da cidade e passando por alguns terreiros. A saída é da Rua de Todos os Santos, 43, Vila Amorim.

À tarde, a partir das 15 horas começa a concentração para a festa, no cais da cidade. Às 16 horas o cortejo terrestre sai em direção à Praça Landupho Alves. Às 17horas é a vez do cortejo fluvial com as imagens dos orixás chegar do Rio Grande e encontrar o cortejo terrestre.

Às margens do Rio Grande serão feitas as entregas das oferendas e o ato litúrgico. O evento será finalizado com uma grande roda (xirê), onde pais e mães de santo abençoarão os participantes.