Espaço para empreendedorismo, tecnologia e inovação será implantado em Barreiras

A motivação para criação e implantação partiu da Prefeitura de Barreiras que buscou apoio do Sebrae e de faculdades para consolidar a proposta, tendo em vista a busca por novos empreendedores e a geração de emprego e renda

Nesta quinta-feira (19), uma reunião coordenada pelo subsecretário de Agricultura, Tecnologia, Indústria e Comércio, Rider Castro, abriu o ciclo de discussões acerca da implantação, em Barreiras, de um espaço próprio para estimular iniciativas que tenham foco no empreendedorismo, tecnologia e inovação. Será um ambiente preparado para que todas as pessoas que queiram empreender, encontrem nesse local informações que possam auxiliá-las.

“Além disso, estará aberto para troca de experiências e vivências, para aquelas pessoas que tenham ideias em empreender mas que estão em busca de investidores interessados em apoiar financeiramente novas ideias e negócios. Estas pequenas empresas, conhecidas também por start-ups, finalmente poderão expor seus negócios e buscar investimento para os mesmos. Lembrando que negócios serão potencializados a partir daí, e, consequentemente, estaremos incentivando a geração de emprego e renda, que é um dos nossos grandes desafios e também, objetivos”, explicou Rider Castro.

O encontro inicial contou com representantes das faculdades Fasb, Ufob, Unirb, Dom Pedro II, IEL e Ifba, além do Sebrae, com o objetivo de unir todas as instituições de ensino em prol da disseminação e apoio ao conhecimento. “Tive a oportunidade de conhecer uma incubadora de ideias e vi que de lá saem vários empreendedores. Aqui tem tudo para dar certo, como é o exemplo do agronegócio, que mudou a cara da cidade sem, para isso, ter um suporte específico. Imagine, como toda a base que nos propomos a oferecer?”, disse o coordenador de Agronomia da Fasb, Jorge Silva Júnior.

As instituições de ensino irão contribuir com a geração de conhecimento, formação e inovação das empresas que buscarem no ambiente apoio e estímulo para empreender. “Nesses dez últimos anos, demos um salto significativo na formação de professores mestres e doutores, aqui em Barreiras. Hoje a cidade conta com professores altamente qualificados que estão mudando a cultura da região. Certamente serão protagonistas nesse processo”, destacou o representante do Ifba, Anderson Pignata.

Estes locais, também chamados de hubs ou incubadoras de ideias já começam a ser implantados em vários países e também no Brasil. Em Salvador (BA), um hub foi criado recentemente. Na tradução do inglês, significa pivô, termo bastante utilizado na informática como o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, tendo, como principal característica, que a mesma informação está sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo (broadcast).

Novos encontros serão realizados para dar início a um planejamento de ações que serão postas em prática pelos integrantes. “Vamos sair do campo das ideias, fazer o plano de ação e com base em iniciativas já implantadas em outros locais e que deram certo, partir para a execução”, finalizou Rider.

Dircom/PMB – 20.04.2018