Escola de Música Antonino Sampaio apresenta 1ª Culminância Musical com cantigas populares e música andina

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer por meio da Diretoria de Cultura realizou na noite de ontem, 02, a “1ª Culminância Musical com Cantigas Populares e Música Andina”. A noite foi de intenso contato com as diversas musicalidades e linguagens artísticas proporcionada pelos aprendizes da Escola Municipal de Música Antonino Sampaio.

A culminância aconteceu no palco do Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e reuniu pais, professores e populares que assistiram um passeio cultural ao som da musicalização, flauta doce e flauta transversal. Os 25 alunos e 12 músicos, apresentaram um repertório com dança, instrumentalização, cantigas folclóricas e infantis, expondo os aspectos lúdicos das manifestações socioculturais populares no Brasil. As músicas andinas também fizeram parte da apresentação, com melodias e gêneros musicais dos povos incas, colombianos, bolivianos e chilenos, que usam a flauta como referência musical.

O projeto que tem duração até 2020, conta com três apresentações anuais sendo no mês de maio o enfoque para as músicas populares, universais e celta; mês de junho as músicas regionais como baião, xaxado e forró e sendo finalizando as culminâncias em outubro, com as cantigas de roda e infantis.

As apresentações estão sendo coordenadas pela diretora da escola de Música, Dorinha Fernandes e o professor Edson, que participa da Banda Municipal 26 de Maio. A diretora de Cultura, Emília Moreno enfocou o aprendizado e envolvimento dos aprendizes para o sucesso do projeto.

“Tivemos uma noite emocionante. Todos os alunos e professores ensaiaram, e se dedicaram para passar toda energia, musicalidade e beleza das cantigas de roda, das brincadeiras infantis e músicas andina. Esse encontro reuniu toda comunidade escolar, e nossos alunos puderam evidenciar a beleza e singularidade da nossa cultura, nossa música e os dons artísticos dos jovens de Barreiras. Esse projeto é imperdível e toda comunidade está convidada para apreciar as edições”, disse a diretora Emília.

Durante o evento, a Banda Municipal 26 de Maio também fez participação especial, apresentando hinos e músicas brasileiras.