Equipe de combate à endemias amplia número de agentes no enfrentamento ao Aedes Aegypit

Na última sexta-feira, 07, o bairro Morada da Lua, recebeu a equipe de endemias com os novos agentes no mutirão contra o mosquito Aedes Aegypit. A equipe agora conta com um efetivo de 95 agentes.

Foram realizados no bairro coleta de matérias inutilizados, eliminação de criadouros, tratamento com larvicida e borrifação de inseticida com equipamento ultra baixo volume que é uma borrifação costal, para o combate ao mosquito nos pontos mais críticos do bairro.

Conforme o Coordenador de Combate a Endemias de Barreiras, esse novo quantitativo de profissionais irá ampliar os trabalhos realizados contra o Aedes Aegypti e nas outras ações essenciais para a saúde da população de Barreiras.

“O Agente de Endemias é um profissional fundamental para o controle de doenças endêmicas, o trabalho consiste em realizar vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Essa nova equipe irá ampliar alguns trabalhos realizados como a inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados, essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas e leishmaniose”, destacou Arian Sodré.

No mutirão teve a participação da Vigilância em Saúde Ambiental que verificou a qualidade da água e realizou a distribuição de material educativo. Para o Secretário de Saúde, esses novos contratados contribuem para um bom trabalho socioeducativo em Barreiras bem como de prevenção de doenças.

“Esses novos agentes de endemias vieram para ampliar o trabalho já realizado em Barreiras. Foram contratados 70 novos agentes que já estão na ativa combatendo não somente a dengue, e sim todas as outras endemias que atingem nosso município. Reforçamos que esses mutirões são importantes para nossa cidade, mas é preciso que cada morador faça sua parte cuidando do seu quintal”, concluiu Tiê Araújo.

Os mutirões acontecem sempre nas quintas e sextas-feiras. O evento que seria realizado nesse próximo final de semana será antecipado para a quarta-feira, 12, em função do feriado da Semana Santa, no bairro Loteamento Flamengo.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo