Encerramento da campanha Outubro Rosa, “Declare seu amor próprio”, alertou mulheres de Barreiras contra o câncer de mama

A Campanha Nacional Outubro Rosa foi encerrada em Barreiras na tarde desta terça-feira, 31, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho. Com o tema “Outubro Rosa: declare seu amor próprio”, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu mais uma tarde de muita informação sobre a prevenção do Câncer de Mama, com orientações da Drª Alba Dias, que chamou a atenção das mulheres de todas as idades para o diagnóstico precoce da doença.

Um dos momentos mais esperados foi o depoimento da Produtora de eventos Patrícia da Silva, 44 anos. Ela foi diagnosticada com câncer de mama, está em fase de recuperação e alerta a todas as mulheres a se conhecerem através do toque.

“Foi através do toque no banho que percebi um caroço no meu peito e resolvi fazer o exame. Infelizmente foi constatado o início do câncer e o enfrentei com muita alto estima, realizei oito sessões de quimioterapia e hoje estou curada, assim incentivo a todas as mulheres a fazer o autoexame, é essencial para monitorar a nossa saúde”, disse emocionada.

Estiveram também presentes no evento, a Vice-prefeita Karlúcia Macêdo, a Secretária Municipal de Saúde, Marisete Bastos, a Secretária Municipal de Educação, Cátia Alencar, a Coordenadora de Cultura, Emília Moreno, além de estudantes e profissionais da saúde e da educação de Barreiras. Todas participaram da aula interativa de zumba, de sorteio de prêmios e de muita troca de experiência no lanche de fim da tarde.

Durante todo o mês de outubro, a Secretaria de Saúde de Barreiras realizou diversas ações nas unidades de saúde, no Centro de Atenção à Mulher – CAM e na caminhada de abertura alertando a importância de falar esse tema tão relevante para a sociedade e para a saúde da mulher.

Foram incrementados mais de 600 atendimentos às mulheres para a realização de exames e ultrassons de mama somente esse mês. Até o mês de setembro 2017, foram realizadas 1.600 mamografias, 400 exames por mês e até o dia 24 de outubro tivemos constatado 16 casos de câncer de mama, que iniciaram o tratamento com o acompanhamento adequado.
De acordo com a secretária de saúde, todas essas ações tiveram como objetivo levar conhecimento e informação sobre a doença, o tratamento e as contribuições do município para o cuidado e a prevenção contra o câncer de mama.

“O câncer de mama tem cura e é fundamental as mulheres realizarem os exames periodicamente, se tocar e se cuidar. Em Barreiras damos total assistência para as pacientes, visando possibilitar um diagnóstico precoce da doença, já foram realizados mais de 1.600 mamografias somente esse ano, e estamos com todas as unidades aptas para o atendimento as mulheres que necessitam de orientações sobre essa doença”, destacou Marisete Bastos.