Em mensagem ao Legislativo, prefeito em exercício Paê Barbosa destaca aceleração de obras públicas e a importância da participação da população no combate ao mosquito da dengue em Barreiras

A Câmara de Vereadores de Barreiras realizou nesta terça-feira (02/02), a solenidade de abertura dos trabalhos do primeiro período legislativo de 2016.

A sessão solene foi marcada pela “Mensagem do Executivo”, que foi lida pelo prefeito em exercício Pâe Barbosa, que externou sua emoção em representar interinamente o poder executivo. “ Esta é a primeira vez que subo a esta tribuna que tantas vezes usei como Vereador, Vice-Prefeito ou Secretário, como Prefeito de minha cidade, a minha terra, o lugar que meu pai Aníbal Barbosa Filho escolheu ao lado da minha mãe Onélia Barbosa para criar e educar seus filhos”, disse emocionado Pâe.

01

Durante a leitura do texto aos 19 vereadores e comunidade de Barreiras, o prefeito fez questão de ressaltar a presença dos moradores do bairro Serra do Mimo, que levaram suas reivindicações em cartazes, solicitando atenção especial a situação da mobilidade e infra estrutura pós período chuvoso. Paê também apresentou um balanço das ações da gestão e principalmente, convocou as lideranças políticas e sociais, para contribuir nesse momento que foi decretado estado de emergência no município.

“Estamos em Estado de Emergência. E Todos nós precisamos enfrentar o desafio deste momento: Barreiras mais verde com a chegada das chuvas, sofre também com o volume acima da normalidade, causando sérias consequências, sobretudo para a população mais carente que vive nos bairros populares e na zona rural do nosso município. Esta situação nos obrigou a decretar o Estado de Emergência e temos ainda o desafio de enfrentar a proliferação do mosquito  Aedes Aegypti, ampliando os riscos de uma epidemia de dengue, chikungunya e zika vírus”, alertou o prefeito.

02

Paê Barbosa reforçou também o convite ao poder legislativo para contribuir no processo de revisão e construção do Plano Diretor, que está sendo realizado com a sociedade. “Quem anseia ser prefeito ou vereador, e principalmente os 19 Vereadores desta Casa, devem participar ativamente das discussões para revisão e atualização do Plano Diretor elaborado em 2004, na segunda gestão do Prefeito Antonio Henrique e que agora passa por revisão e atualização. Estamos seguindo firmemente os nossos compromissos assumidos com o povo de Barreiras, que delegou com o voto popular ao Prefeito Antonio Henrique e a mim a tarefa de administrar Barreiras”, disse o prefeito.

Quanto às finanças da Prefeitura de Barreiras, Paê Barbosa disse que apesar da crise dos municípios brasileiros, o pagamento dos funcionários está em dias. “Consideramos como compromisso cumprido, esse equilíbrio da folha de pagamento dos servidores municipais”, frisou.

03

Dentre as realizações, o prefeito citou as melhorias na saúde, a qualidade da coleta de lixo e limpeza nas vias públicas, regularização e padronização da frota de moto táxis e táxis, licitação do transporte público, melhoria no trânsito, calçamento de ruas em bairros da zona urbana, implantação do PROCON, o Centro de Atendimento à Mulher – CRAM e mais de 3.000 moradias entregues ou em fase de conclusão. Finalizou anunciando as novas obras para 2016.

“Com a cooperação de todos estamos ampliando os nossos marcos licitatórios para acelerar investimentos e me alegra muito nesta noite poder anunciar ao Povo da grande região de Barreirinhas, que nos próximos dias, vamos dar a Ordem de serviço do maior compromisso do Prefeito Antonio Henrique, que é a construção do Parque Novo Tempo Eduardo Catalão, o maior Parque aberto do Oeste da Bahia, que será construído em frente ao Hospital Eurico Dutra, do Posto Turbinas até o Hotel Solar.Este é o ano do Esporte. Nosso governo está comprometido para realizar reforma imediata do Centro Esportivo, Estádio Geraldão, Ginásio de Esportes e diversas quadras das Escolas e da cidade”.

Muito aplaudido, o prefeito em exercício Paê Barbosa entregou ao presidente Carlos Tito, o Plano Municipal de Educação, um trabalho conjunto de professores e técnicos para ampliar e melhorar a educação na rede municipal. “ Entrego o Plano de Educação, com a solicitação que esta Casa, amplie as discussões em torno das questões de gênero, porque acredito que todo sistema de educação precise sofrer uma profunda mudança, sobretudo, de gestão, comportamento e atitude”, declarou Paê.