Diretoria de Esportes de Barreiras promove workshop de Slackline com a presença do recordista mundial Joel Soares

Slackline, Waterline e Parkour agitarão o esporte no final de semana durante as comemorações do aniversário da Capital do Oeste

Comemorando os 127 anos de emancipação política de Barreiras, os dias 26 e 27 de maio serão também dedicados ao esporte. A Prefeitura de Barreiras por meio da Diretoria de Esportes promoverá competições nas modalidades do Slackline, Waterline e Parkour.

A competição do Slackline, que surgiu na década 80 nos Estados Unidos, e consiste em se equilibrar sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, será no Parque de Exposição Engenheiro Geraldo Rocha, no dia 26, às 8h. Durante todo o dia, professores da rede municipal de Barreiras e atletas serão capacitados através do workshop ministrado pelo atleta recordista mundial Joel Soares, mais conhecido como o ‘Máquina’, pelo seu dinâmico desenvolvimento.

O ‘Máquina’ também fará uma participação especial no Desafio do Cais de Waterline no domingo, dia 27, a partir das 15 horas no Cais do Rio Grande. Waterline é uma modalidade esportiva que nasceu do Slackline e ganhou uma nova configuração, consistindo em uma linha sobre água para manobras na fita.

Segundo o diretor de esportes, esse evento é considerado um dos maiores da modalidade na América Latina, terá participação de 30 competidores enfrentando uma fita de 305 metros.

“Como no ano passado, as comemorações do aniversário de Barreiras serão também de esporte, teremos dois dias intensos que garantirá a participação dos adeptos de forma gratuita. Esse ano teremos a participação especial do atleta Joel Soares, o ‘Máquina’, recordista em desafios nas modalidades do waterline e slackline. Com certeza serão dois dias de muito aprendizado, competições e desafios”, disse o diretor Fernando Machado.

Também nos dias 26 e 27 de maio, os apaixonados pela modalidade Parkour terão a oportunidade de participar das competições pelo segundo ano no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, a partir das 8 horas.

O Parkour é uma atividade cujo principal objetivo é mover-se de um ponto para outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano.

Todos os eventos são gratuitos e as inscrições serão realizadas no local. Podem participar dessas modalidades esportivas crianças a partir de oito anos.

Joel Soares – o ‘Máquina’

É tocantinense, consultor imobiliário, mora atualmente em Senador Canedo – GO. Conheceu o Slackline há dois anos e logo despertou interesse por linhas maiores e desafiadoras.

No Highline, é conhecido como “O Máquina”. Com um preparo psicológico incrível, a respeito do seu pouco tempo como praticante do esporte, superou duas vezes o seu próprio recorde e aumentou para 300 metros de distância a marca latino americana de uma travessia de highline. Em junho bateu o recorde de 150 metros de fita percorridos, full man, em Cocalzinho de Goiás, e em agosto, Joel dobrou o recorde em uma travessia no mesmo local.

O Máquina percorreu uma distância de 760 metros a 35m de altura em uma hora, quebrando o recorde mundial de waterline. A fita foi ancorada entre municípios: de um lado Santa Juliana, do outro Nova Ponte sobre o rio Araguari em Minas Gerais.