Dia do Gari é comemorado com café da manhã, em Barreiras

A manhã dessa quinta-feira, (17), começou com comemorações e confraternização entre os 220 trabalhadores que diariamente se revezam na limpeza e manutenção das ruas, praças e espaços públicos de Barreiras. Um café da manhã organizado pela empresa responsável pela contratação de garis, coletores, varredores, operadores de roçadeiras, motoristas, equipes de pintura de meios-fios e melhorias das vias, reuniu funcionários para prestar uma homenagem pelo Dia do Gari.

Presente ao evento, o prefeito Zito Barbosa, em companhia da vice-prefeita, Karlúcia Macêdo, vereadores e assessores, aproveitou o momento para conversar com os trabalhadores e cumprimentá-los pela função que exercem. “Essas pessoas merecem todo o nosso respeito e nossa gratidão, muitas vezes, não são notados, mas, o resultado do trabalho deixa claro que executam suas funções com dedicação e empenho. A cidade está mais limpa, as praças bem cuidadas e as ruas varridas, sem lixo. Só tenho a agradecer a estes homens e mulheres que se revezam diariamente no compromisso de tornar Barreiras uma cidade melhor para se viver”, disse o prefeito.

De acordo com o coordenador da empresa responsável pela limpeza pública de Barreiras, Rone Silva, reunir os profissionais para uma confraternização é uma forma de valorizar o serviço prestado pelos mesmos. “Nossa intenção com este café da manhã é fazer com que estas pessoas se sintam prestigiadas. Pois são pessoas que trabalham honestamente, e são cidadãos que merecem todo nosso respeito e reconhecimento”, finalizou.

Sobre o gari – O nome profissional de GARI é em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que, em 1876, assinou contrato com o Ministério dos Negócios do Império para executar os serviços de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Ele costumava reunir seus funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que era muito comum na época. O Dia do Gari é comemorado nacionalmente em 16 de maio.