De olho no mercado, Prefeitura de Barreiras inaugura Sala do Empreendedor

Um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN aponta que 76% dos brasileiros entre 25 e 35 anos sonha em abrir o próprio negócio. É de olho nesse mercado empreendedor e nos profissionais informais, que a Prefeitura de Barreiras inaugurou na manhã dessa sexta-feira, 18, a Sala do Empreendedor. O evento reuniu o prefeito Zito Barbosa, secretários de governo, vereadores e as entidades parceiras como Sebrae, CDL SESC e outros seguimentos.

Em Barreiras, mais de 4 mil pessoas estão cadastradas na categoria Microempreendedor Individual, mas a expectativa da Prefeitura é alcançar os cerca de 15 mil que ainda não se formalizaram. A Sala do Empreendedor funciona no Centro Empresarial de Barreiras, ao lado da rodoviária.

“Nosso objetivo é incentivar a regularização do comércio informal, facilitar a abertura de novas empresas e oferecer serviços aos microempreendedores individuais. Tudo isso de forma rápida e simples, observando os requisitos estabelecidos por lei”, explicou a secretária de administração e planejamento Versiany Roque.

Nos últimos nove meses, mais de 1 milhão de reais em crédito foram disponibilizados aos pequenos empreendedores para investimentos em seus negócios por meio do CrediBahia. A ideia da gestão é investir também na formalização dos feirantes, associações e produtores rurais.

“No mês do aniversário de Barreiras, inauguramos essa sala acreditando que ajudaremos muito os pequenos a saírem na informalidade. Vamos fazer uma campanha para dar a oportunidade a todos de empreender, estamos fazendo também um trabalho importante na zona rural com o Vale Produtivo, disponibilizando patrulha mecanizada, assistência técnica, fazendo a correção de solo e buscando recursos na esfera federal por meio de convênio para atender todos que estão regularizados nos assentamentos, tornando-os também empreendedores”, destacou o prefeito de Barreiras.

De acordo com o gerente regional do Sebrae, Emerson Cardoso, o empreendedorismo tem sido a saída para crise que afeta o país e apontado como a solução do futuro. “Todos nós em algum momento teremos que empreender, então vamos logo começar a plantar essa semente, facilitando a vida dos empreendedores para que tenham sucesso, dignidade e possamos construir uma Barreiras a cada dia mais cidadã e melhor para todos”, enfatizou Emerson.

Serviços – Na sala, serão oferecidos serviços de formalização, emissão de alvará provisório, emissão de Documento de Arrecadação Simplificada (DAS), Declaração Anual, baixa de empresa, alterações cadastrais e informações sobre cursos, capacitações e oficinas. O espaço ainda dispõe de publicações do Sebrae com temas sobre administração, marketing, planejamento, finanças e jurídico.