Cultura e Arte por Toda Parte leva Banda Municipal 26 de Maio as praças de Barreiras

Música, integração e cultura invadiu a Praça Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, espaço público que recepcionou a primeira apresentação da Banda Municipal 26 de Maio.

A noite dessa terça-feira, 24, foi diferente na Praça Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a música tomou conta do espaço através do Programa Cultura e Arte por Toda Parte desenvolvido pelo Departamento de Cultura. O projeto Banda nas Praças, reúne os 40 integrantes da Banda Municipal 26 de Maio que apresentam um repertório com diversas músicas populares brasileiras e sacro religiosas, sob o comando do Maestro Fábio Menezes.

O projeto Banda nas Praças tem por finalidade entreter a comunidade levando aos espaços públicos audições e concertos de várias linguagens sonoras. As apresentações ocorrerão em diversas praças de Barreiras todas as terças-feiras.

“Essas manifestações nas praças da nossa cidade é uma estratégia para que a vivência musical da Banda 26 de Maio, e da Escola de Música Antonino Sampaio não tenha restrições nas suas atividades costumeiras, mas sim, que se expanda e ocorram interações sociais, e as praças com certeza são ótimos lugares”, disse Emília Moreno, diretora de cultura.

Bem atenta a música ‘Noites Traiçoeiras’, dona Heloisa de 72 anos ficou encantada. “Moro aqui próximo, passei e parei para ver essa linda apresentação “, disse emocionada.

A Banda 26 de Maio que no próximo dia 12 completa um ano que foi declarada como patrimônio cultural e imaterial do município de Barreiras, atraiu crianças, jovens e adultos que se emocionaram e cantaram juntos nessa primeira noite de apresentação do projeto.

Dona Ana Moreno de 74 anos mora em frente à praça e fez questão de registrar tudo pelo celular. “Estou encantada, há muito tempo não vejo um projeto tão lindo contemplando tantas pessoas de uma só vez, estou filmando e tirando fotos para mostrar ao meu neto que também ama música”, relatou.

As próximas apresentações para o mês de maio do Projeto Banda nas Praças acontecerão nos dias 08 na Praça Duque de Caxias, no Cais; dia 15 na Praça São João Batista, Centro; dia 22 na Praça dos Sentidos, Vila dos SAS e dia 29 na Praça da Sustentabilidade Dr. Geraldo Nunes no bairro Renato Gonçalves, sempre às 19:30h.