Crianças do Residencial São Francisco participam do projeto Soldado por Um Dia no 4º BEC

A sexta-feira, 21, foi um dia especial para as 37 crianças do Grupo de Convivência do Residencial São Francisco. Elas tiveram acesso as instalações militares do 4º Batalhão de Engenharia de Construção, sediado em Barreiras, para participar do Projeto Soldado por Um Dia promovido pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho por meio da Diretoria de Habitação em parceria com a Caixa Econômica Federal e Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito.

As crianças, com idades entre 7 e 15 anos, foram divididas em duas equipes, de acordo com a faixa etária, e participaram de diversas atividades relacionadas à vida de soldado no quartel. No início da manhã, na área livre aprenderam o comportamento cívico durante o hasteamento da bandeiras, formação de filas, alfabeto fonético militar, técnicas de sobrevivência e montagem de barracas.

Logo após o almoço, eles retornaram as atividades com visitação a exposição de materiais, veículos e ambiente interno do quartel. Eles conheceram a programação do TFM (Treinamento Físico Militar) para os soldados iniciantes, orientações e incentivo a carreira militar.

“Participaram meninos e meninas do Centro de Convivência que estão sendo acompanhados pela equipe multidisciplinar da Secretaria de Assistência Social. O nosso objetivo de inserir essa atividade extracurricular foi de proporcionar momentos de interatividades com os militares incentivando nessas crianças a convivência, organização, limites e regras civis, além é claro, do engajamento na carreira militar”, afirmou a diretora de habitação, Eva Vidal.

No final da tarde, durante a formatura de encerramento, as crianças receberam das mãos da secretária Karlúcia Macêdo, do secretário Luiz Vidal, do comandante do 4º BEC, Cel. Jonny Machado, e dos militares, a medalha Soldado por Um Dia e um diploma pela participação na atividade, materializando o coroamento do evento ao término de uma jornada de diversas atividade de soldado.
“Vivenciamos com todas as 37 crianças do Residencial São Francisco um dia de disciplina, responsabilidade e amor à pátria. Essas oportunidades asseguram conhecimento e acima de tudo mudança de conduta em nossos jovens, porque eles tiveram acesso a disciplina militar, o comprometimento, cidadania e valores dos Soldados do Exército Brasileiro. Isso com certeza, contribui muito na vida dessas crianças e adolescentes, até mesmo para compreender os desafios da vida. Agradeço o empenho da nossa equipe, da Secretaria de Segurança Cidadã, da Caixa Econômica Federal, do 4º BEC e principalmente das mães, que autorizaram que seus filhos participassem do projeto Soldado por Um Dia”, disse a secretária Karlúcia Macêdo.