CRAM realiza piquenique com mulheres assistidas para falar de prevenção ao Câncer de Mama

Dentro das comemorações da Semana Rosa, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho através do Centro de Referência de Atendimento à Mulher- CRAM, realizou nesta tarde de quarta-feira (17), um piquenique especial no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha para falar de prevenção ao câncer de mama às mulheres assistidas na unidade. A cor rosa foi destacada pela decoração ao ar livre, e durante toda a tarde as mulheres puderam de divertir com música, aula de zumba com a participação do professor Leandro Braga, informações sobre o auto exame e um delicioso lanche.

A secretária de assistência social Karlúcia Macêdo participou da roda de conversa que contou ainda com a coordenadora Fabíola Bonfim, fisioterapeuta oncológica Karine Donadel, equipe de estagiárias de psicologia da FASB e as mulheres vítimas de agressão, que são acompanhadas pela equipe multidisciplinar do CRAM. Sentadas na grama, elas compartilharam suas histórias e receberam dicas de prevenção, do auto exame e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A fisioterapeuta Karine ensinou passo a passo como realizar o toque na mama durante o banho, citando os fatores de risco e a fisioterapia pós cirúrgico.

“É muito importante fazer o auto exame, tocar a mama e procurar um mastologista quando perceber qualquer nódulo, porque o diagnóstico precoce é nosso maior aliado. Foi uma tarde agradável, e o que mais me comoveu nesse encontro, foram as vivências e principalmente o resgate da valorização das mulheres, após o acompanhamento do CRAM. Muitas citaram a transformação de vida depois do atendimento com a equipe, e tudo isso influencia numa vida mais equilibrada e saudável”, disse a fisioterapeuta.

A participante C.S.M. tem 57 anos e recebe acompanhamento há um ano. Ela disse que chegou ao CRAM com depressão, logo após tentar suicídio e já não tinha mais esperança. “Minha vida mudou tem apenas um ano, antes eu tinha vergonha de tudo e todos, não conseguia nem me olhar no espelho, porque não é fácil ser agredida todos os dias dentro de sua casa, pela pessoa que é pai de seus filhos. Mas depois do CRAM, sou outra mulher, hoje tenho auto estima, vou ao médico, faço o toque na mama e me cuido”, revelou, emocionada.

A secretária Karlúcia Macêdo conversou com as mulheres, falando dos atendimentos especializados que ocorrem durante o mês de outubro no programa Idade Viva, com atendimento de mastologista e ultrassom mamário. “Estamos fazendo esse acompanhamento com as mulheres assistidas pelo CRAM, com palestras e atendimento na Semana Rosa que acontece no Idade Viva. Elas são encaminhadas e realizam exames, prevenindo assim, o câncer de mama”, disse.