Coordenação de Assistência Odontológica de Barreiras promove capacitação aos Agentes Comunitários de Saúde

Mais de 200 Agentes Comunitário de Saúde de Barreiras participaram da capacitação em saúde bucal na manhã dessa sexta-feira, 21. O evento que aconteceu no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, foi planejado pela Secretaria Municipal de Saúde através Coordenação de Assistência Odontológica.

A ação que faz parte da meta anual estabelecida pela Secretaria de Saúde para os Programas de Prevenção,  proporcionou aos Agentes Comunitário duas palestras abordando as perdas dentárias precoces e o câncer de boca.

O cirurgião dentista Ronaldo Inácio, palestrou sobre as diversas formas de preservar os dentes de leite e os permanentes. “O nosso objetivo é orientar nessa manhã os profissionais que fazem o trabalho primário, que são os agentes de saúde, com a população. Esse momento é importante porque contribui de forma positiva no dia a dia de cada agente, possibilitando-os tornarem multiplicadores de informação e contribuir dessa forma, na qualidade de vida dos atendidos”, destacou.

Dentre suas abordagens, Ronaldo destacou ainda que 11% da população não tem a arcada dentária completa, o que representa cerca de 16 milhões de pessoas. Apenas 53% da população escova os dentes pelo menos duas vezes ao dia, e faz o uso adequado do fio dental, os principais fatores para esses dados considerados preocupantes, estão associados à fatores culturais, econômico, falta de acesso ao flúor, além do consumo excessivo e frequente de açúcar.

De acordo com o coordenador de saúde bucal, essa ação acontece todos os anos com a meta de socializar os diversos conhecimentos acerca da assistência odontológica do município.

“Através da Secretaria de Saúde de Barreiras, proporcionamos essa capacitação para todos os agentes com a meta de mostrar novos conhecimentos sobre a saúde bucal e a maneira adequada dos temas serem abordados nas visitas domiciliares realizadas por eles. Nessa manhã, abordamos assuntos corriqueiros mas que podem auxiliá-los a mudar os hábitos da população, levando-os a ter mais cuidado com os dentes, desde os de leite até os permanentes”, disse Marcelo Cartaxo.

A cirurgiã dentista, Keila de Oliveira, que atende diariamente na Unidade de Saúde Jaime Lima no bairro Vila Dulce, abordou sobre o câncer de boca e a importância de fazer o autoexame. As palestras também abordaram os piores hábitos praticados por muitas pessoas com relação ao cuidado com a boca e os dentes, como lanchar e/ou dormir sem escovar os dentes, ingerir doces e biscoitos, não escovar a língua, usar escolha velha, e a falta do hábito no uso do fio dental.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo