Conferência Livre debate destino dos resíduos sólidos no oeste baiano

ft1

Barreiras foi mais uma vez sede de uma grande conferência regional. Centenas de pessoas e 11 municípios participaram da Conferência Livre do Meio Ambiente do Oeste da Bahia, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA. Aberta oficialmente na manhã da quarta-feira, 04, a Conferência segue durante toda a quinta-feira, 05.

Enfocando o fim dos lixões e o reaproveitamento dos resíduos sólidos, o debate foi coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras.  “Não é fácil realizar uma conferência desse porte, mas contamos com os secretários dos municípios que apoiaram a nossa causa e vem trabalhando duro para que o meio ambiente seja respeitado”, disse o secretário de meio ambiente Nailton Almeida.

ft2

Quatro eixos temáticos nortearão as discussões e as propostas selecionadas para etapa nacional: Produção e Consumo sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Emprego, Trabalho e Renda; e Educação Ambiental.

“É dever de todo cidadão buscar uma solução para o seu resíduo seja orgânico, doméstico ou sólido. Isso é agravado, quando aumentamos nossa condição de consumo, principalmente, materiais que poderíamos manter em produtividade por mais tempo como eletrônicos, computadores antiquados e baterias de celular”, destacou o secretário de infraestrutura e serviços públicos de Barreiras Maurício Fernandes.

ft3

A Palestra de abertura, ministrada pelo presidente do CREA-BA Marco Antônio Amigo, teve como tema a construção dos planos de gerenciamento dos resíduos sólidos. Além das metodologias para celebração de convênios e captação de recursos.

“Estamos correndo contra o tempo. Nós não temos um plano pronto e isto é muito grave, sem os recursos ficará muito pior. Precisamos cumprir a lei e alcançar o futuro que nós desejamos”, disse o palestrante Marco Antônio Amigo.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo