Concurso de Fanfarras movimentará o 7 de setembro

Este ano as fanfarras das escolas municipais e estaduais de Barreiras, terão mais uma motivação para participar do desfile cívico de 7 de setembro. Trata-se do concurso de fanfarras promovido pela Secretaria Municipal de Educação por meio do Departamento de Cultura , a programação será dividida em três etapas e pretende movimentar e animar o desfile deste ano.
O Concurso tem como objetivo estimular o aprimoramento da utilização da música, a disciplina, a coordenação motora, por meio das fanfarras escolares, como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico.

Para participar do concurso é necessário fazer a inscrição online enviando um e-mail para, educacao@barreiras.ba.gov.br, contendo os dados da escola e da fanfarra, juntamente com históricos da Escola e da Fanfarra até o dia 05 de setembro de 2017.
Os requisitos que cada Fanfarra deve ter, no mínimo:
I. Corpo Musical
II. Regente
III. Pelotão Cívico com pavilhão nacional e guarda de honra
IV. Cartel ou Estandarte
V. Baliza(s) e/ou Mor
VI. Pelotão Coreográfico

Além da composição acima, será exigido na primeira etapa, pelo menos, um pelotão de alunos da Escola, devidamente uniformizado, que a fanfarra representa.

A abertura oficial do Concurso está prevista para ocorrer às 7h00, na primeira etapa que acontecerá no dia 07 de setembro, cada fanfarra terá cinco minutos de apresentação em frente ao palanque de autoridades, ultrapassando esse tempo a fanfarra será penalizada em um ponto por jurado, a cada minuto excedido. O ponto será descontado na próxima etapa no critério apresentação. Haverá um observador cronometrando o tempo de cada fanfarra. O percurso será sinalizado na avenida do desfile (entre o BNB e a antiga sede da prefeitura), ou avisado pelo locutor/cerimonialista.

“O mais importante é tornar a apresentação das fanfarras, no dia 07 de setembro, uma manifestação de habilidade em marcha cívica e, nas demais etapas, um show para o público, respeitando as peculiaridades de cada fanfarra, bem como valorizando a cultura e a música.”, falou Emília Moreno Coordenadora de Cultura.
A segunda etapa acontecerá entre os dias 27 e 29 de setembro durante a realização da 11ª Primavera dos Museus.
Na ocasião cada fanfarra terá 10 minutos para dar seu show para o público, respeitando a peculiaridade de cada fanfarra, bem como valorizando a cultura e a música.

A terceira etapa será nos dias 12 e 14 de outubro durante a realização da festa das Crianças. Cada fanfarra terá 20 minutos para dar seu show para o público, respeitando a peculiaridade de cada fanfarra, bem como valorizando a cultura e a música.

A premiação será dividida entre as três primeiras fanfarras vencedoras que receberão certificados e troféus. O valor da premiação será entregue, em solenidade, à diretoria das unidades escolares vencedoras, para ser aplicado totalmente em benefício da própria fanfarra. O valor total da premiação é de 5.000,00 (cinco mil reais), sendo para o 1º lugar – 3.000,00 (três mil reais), para o 2º lugar – 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) e para o 3º lugar – 500,00 (quinhentos reais).

A comissão Organizadora é composta por: Emília Moreno, Diretora Municipal de Cultura, Itanajá Ferreira de Carvalho, Coordenador de Fanfarra da Diretoria de Gestão Escolar da Secretaria de Educação, José Murilo Silva de Almeida, representante/instrutor de fanfarras de escolas municipais e, Murilo Cerqueira da Silva, representante/instrutor de fanfarras de escolas estaduais, o concurso de fanfarras conta também com o apoio da UNIQJOB.